◓ Guia do Iniciante | Tudo para começar sua jornada!

Roms, o que é?
Uma Imagem ROM (Read only memory, em português "Memória apenas para leitura") é uma cópia em arquivo de um chip de memória, muitas vezes um cartucho de vídeo game, o firmware de um sistema embarcado ou de uma máquina de Arcade. Esses arquivos são basicamente os jogos digitais de Pokémon que funcionam em emuladores, criado para emular um console de vídeo game em um computador, smartphone ou em outro console.

ROM Hack
ROM Hack ou RomHack é a edição de jogos existentes de Pokémon, normalmente usando um editor hexadecimal, com o propósito de fazer traduções e corrigir defeitos de jogos, mas não se limitando a isso. Também há o proposito de praticamente criar novos jogos editando e incluindo muitas novidades. Como o mercado latino de jogos é pequeno, pouquíssimos títulos são lançados nos idiomas espanhol ou português, sendo esse um dos principais motivos que leva os fãs a editar os jogos para seu idioma. Porém, a alteração/edição de jogos oficiais é considerada violação de propriedade intelectual, salvo em ocasiões em que se possui o jogo original. Mas mesmo assim os fãs não deixam de criar e jogar, que por sinal alguns títulos são considerados melhores até que as versões originais.

Lembrando que não criamos tutoriais para a criação de hacks, o HeyPikachu apenas disponibiliza os jogos por motivos de entretenimento sem fins lucrativos de fãs para fãs.

Alguns termos de jogadores que você precisa saber para não se perder quando ler por aí:

ROM Hack, RomHack ou apenas hack: Jogos modificados por fãs.

Fangame: Jogos criados por fãs do zero, sem utilizar bases de jogos oficiais de Pokémon. Quase sempre os Fangames são jogáveis apenas em computador/notebook, pois todos esses jogos são criados do zero com um número maior de espaço que não é cabível em uma rom.

Detonado: Tutorial passo a passo de algum jogo;

Party: Seu time principal no jogo, ou seja, seus 6 Pokémon de batalha que andam com você;

Cheats: Códigos para burlar seus jogos de Pokémon;

Noob: Gíria norte-americana usada também por muitos brasileiros para se referir a algum jogador novato que não sabe jogar ou não entende nada daquele jogo;

Moves: Movimentos/ataques dos seus Pokémon;

Atributos: É a ficha técnica principal de seu Pokémon onde determina suas principais funções (Vida/HP, Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial e Velocidade);

NPC: É um personagem de jogo eletrônico que não pode ser controlado por nenhum jogador, são aqueles personagens que interagem com você conforme a história do jogo, como se fossem robôs/programados apenas para determinada função;

Jogar Speedrun: Jogar em modo de "competição" entre os jogadores de Pokémon;

Jogar In Game: Jogar em modo "normal", conforme o jogo escolhido, sem a necessidade de utilizar/treinar seus Pokémon no modo competitivo;

Speed: Alterar velocidade do seu jogo com o botão específico speed;

Como jogar esses jogos de Pokémon?
Você precisará de um computador/notebook ou um Smartphone com sistema se possível Android (ios iphone também é possível porém com algumas dificuldades em sua instalação), o arquivo do jogo e o emulador para que ocorra o funcionamento. (para celulares android você necessita instalar o aplicativo baixando-o em formato apk que encontra-se no menu do site). Grande parte ou quase todos os jogos publicados no HeyPikachu são de GameBoy Color (GBC), Game Boy Advanced (GBA) e Nintendo DS (NDS).

Qual o melhor emulador de GBC e GBA para PC?
▸ Visual Boy Advance é um dos melhores senão o melhor emulador de GBA para Windows. Apresentando grande velocidade, excelente compatibilidade, suporte de som, savestates, funções de fraude e suporte de vários idiomas. Suporta o modo multiplayer com 2-4 jogadores. Este emulador roda jogos de GBC e GBA.

— COMPUTADOR DESKTOP (Visual Boy Advance) —
Download versão 1.8 LAN / Wifi Edition

— SMARTPHONE ANDROID GBA (app MyBoy) —
Download MyBoy versão full 1.8.0

— SMARTPHONE ANDROID GAME BOY COLOR (app MyOldBoy) —
Download MyOldBoy versão 1.5.1 full
(Suporta também conexão via cable link por Bluetooth ou Wifi local)

— SMARTPHONE iOS IPHONE (app GBA4iOS) —
Donwload GBA4iOS (iOS 10+)

Se preferir, você também encontra todos os downloads de emuladores no menu do site HeyPikachu.

Qual o melhor emulador de NDS para PC?
▸ DeSmuME é o melhor emulador gratuito de NDS utilizável para PCs. Existem várias versões deste emulador para que as mais antigas possam ter um pouco de bugs, então certifique-se de acompanhar e usar a versão atualizada para garantir uma emulação rápida e eficiente. O desempenho da sua máquina também interfere bastante na emulação do jogo. Há muitas coisas boas quando se trata deste emulador. A primeira coisa é que você pode fazer o antigo recurso de salvamento rápido e carregamento rápido. Você pode salvar em estados que podem ser uma boa forma de recurso, onde você não precisa se preocupar com salvar slots no jogo real. Depois, há o fato de que você pode pressionar o botão turbo, onde você pode acelerar o jogo, o que pode ser muito benéfico. Também suporta códigos de trapaça (mais conhecidos como Cheats) e um controlador USB. Para mais informações acesse o site oficial da Desmume.

— VERSÃO EMULADOR NDS PARA PC WINDOWS —
Download Desmume versão 0.9.11 - 32 bit (x86)

Download Desmume versão 0.9.11 - 64 bit (x86-64)

Download Desmume 32 bit para sistemas antigos (x86 sem SSE2)

— VERSÃO EMULADOR NDS PARA PC MACINTOSH —
Download Desmume versão 0.9.11 - Mac (x86, x86-64, PowerPC)

A versão de emulador NDS para celular encontra-se no menu do site!

Pronto para jogar?
Após baixar o emulador desejado, escolha o jogo de Pokémon e comece sua jornada. Você pode acessar os jogos oficiais de Pokémon indo no menu do site ou conhecer os jogos alternativos conhecidos como "ROM Hacks" disponíveis também no menu do site. Fique sempre atento as novidades do HeyPikachu, pois aqui é sempre atualizado novos jogos feitos por fãs de GBC, GBA, NDS e PC.

Detonados/Tutoriais dos jogos
Para quem tem dificuldades de passar em alguma parte do jogo ou preguiça de descobrir como se passa daquela determinada "fase", acesse nosso menu de detonados clicando aqui para ter todo o conteúdo de como zerar seu jogo preferido. Lembrando que não são todos os jogos que tem detonados (tirando os oficiais é claro), caso você tenha uma ROM Hack com detonado detalhado, informe para nossa equipe adicionar no site.

Em caso de outras dúvidas deixe seu comentário logo abaixo!

Divirta-se!

REGRAS DOS COMENTÁRIOS NO H!P

Por favor, não faça spam ou autopromoção de nenhuma rede social, site ou grupo aqui. Apenas os parceiros podem se promover, pois eles também divulgam o site HEY!PIKACHU em suas plataformas. Todos os comentários que não estiverem logados com conta, ou que contenham quaisquer links são revisados pela equipe do H!P antes de serem publicados!
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(30)

🍪 O site HEY!PIKACHU usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, principalmente na aba 'Reides Online' do Pokémon GO. É necessário permitir os cookies em seu navegador para encontrar jogadores e acessar todo o conteúdo do site. Fique tranquilo que você está em um site totalmente seguro e validado pelo Google! Saiba mais...
Aceito!
Subir
Por favor DESATIVE seu bloqueador de anúncios para conseguir acessar o site do HeyPikachu. Tenha consideração ao esforço de nossa equipe! Obrigado.