domingo, 2 de junho de 2019

◓ [Info] Valores de Esforço: EVs dos Pokémon

Visitas gerais:
Data: junho 02, 2019


Importante: Esta é a 4º aula sobre Pokémon Competitivo do site HeyPikachu, se você não leu os artigos anteriores por ordem recomendada, você obviamente não entenderá nada que está informado neste tópico. Por isso LEIA desde o 1º clicando aqui.

Os valores de esforço, abreviado como EVs, são atributos que dão bônus às estatísticas de um Pokémon individual e melhoram de forma diferente dependendo de qual Pokémon ele derrotar. Cada Pokémon oponente lhe fornece recompensas específicas de EVs quando seu monstrinho sobe de level após ter derrotado o inimigo. Esses pontos são dados ao seu Pokémon que nitidamente aumentará seus atributos/stats (Atk, Def, SpAtk etc).

Como já citado anteriormente no artigo sobre atributos:
- Atributos são os seus Stats: HP, Atk, Def, Sp. Atk, Sp. Def e Speed

- Pontos de EVs: São os pontos de esforço que seu Pokémon ganha até chegar a soma para então poder aumentar seus Atributos.

Ou seja, TUDO se engloba nos ATRIBUTOS/STATS do seu Pokémon!

Exemplo: Toda vez que você vence um irritante Rattata, você ganha 1 ponto de EV em Speed (velocidade). A cada 4 Rattata's que você vence, seu Pokémon ganhará 1 ponto de velocidade no ATRIBUTO. Visto que cada 4 pontos de EVs do mesmo tipo fazem com que você ganhe 1 ponto do atributo de mesmo nome.

Atualmente, o número máximo de EVs em cada atributo é 252, ou seja, você pode subir 64 pontos em Velocidade ao vencer 252 Rattata's, imagina, você irá enjoar de tanto derrotar esse Pokémon. Claro que isso não é necessário, existem outras técnicas mais velozes para fazer isso. Sabe aquelas vitaminas que vendem nos mercados Pokémon? Por exemplo, o Carbos? Então, Carbos aumenta a Velocidade em 10 pontos.

Então eu posso subir todos atributos em 64 pontos?
Não, você não pode colocar 252 pontos de EVs em CADA um dos atributos. A soma total e máxima de EVs que um Pokémon pode ter é 510 pontos, isso faz com que você possa investir 252 pontos de EVs em apenas 2 atributos diferentes e apenas 6 pontos de EVs (sim, 2 pontos desperdiçados) em outro. Claro que você poderá distribuir de outras maneiras, desde que a soma total seja 510.

Quando um Pokémon nasce ou é capturado, a soma de pontos de EVs que ele possui é igual a zero. Não importa se o Pokémon que você capturou é de nível 100, ele precisa treinar EVs. A distribuição de EVs se torna importante para você criar sua estratégia.

Legal, mas supondo que eu queira treinar a Defesa do meu Pokémon. Como vou saber qual Pokémon eu devo ficar vencendo para receber esses pontos específicos de EVs em Defesa?
Simples, existe uma lista (clique aqui para acessar) que informa TODOS os Pokémon e seus pontos de EVs que são ganhos, assim ficará mais fácil encontrar os Pokémon exatos para batalhar e treinar um atributo específico.

Outra forma também é vendo as informações de um Pokémon no Bulbapedia, logo no final da ficha técnica do Pokémon apresenta uma pequena tabela de EVs, que mostra quantos pontos aquele Pokémon fornece após ser derrotado, veja a imagem exemplo abaixo:


Um outro exemplo interessante é: Digamos que o seu Gengar tem level 100, nature Timid e iv 31 em Sp.Ataque, porém, seu amigo que também tem as mesmas características em um Gengar ainda tem o Sp.Ataque maior do que o seu. O que falta em seu Gengar?

A grande diferença está em como você treinou seu Pokémon. Se você deu Rare Candy até chegar no nível 100, tenha certeza que seu Gengar não está pronto para confrontos. Ele precisa treinar EVs.

No nível 100, as estatísticas de um Pokémon serão um ponto de status mais alto em uma estatística específica para cada quatro pontos de esforço ganhos nessa estatística.

Tenha em mente que os Pokémon ganham os Valores de Esforço (EVs) com a experiência que ganham nas batalhas até atingir o próximo level. Logo, um Pokémon a nível 100 (que não consegue nenhuma experiência dos combates) não poderá receber EVs; a não ser que sejam usados outros métodos. Mas o recomendável é treinar os EVs de um Pokémon desde seu nascimento ou desde que foi capturado, pois terá seus pontos no mínimo sendo mais fácil começar seu aumento.



Outras curiosidades
Quando você analisa um Pokémon que já é treinado desde seu level baixo, os EVs dele serão maiores pelo fato dele ter derrotado diversos Pokémon. Já um Pokémon selvagem capturado em um matinho, caverna ou mar terá sempre os EVs zerados pois ele nunca foi treinado.

Os EVs também são ganhos para todos os Pokémon que ajudaram a derrotar um oponente em uma batalha. Então se você utilizou 4 Pokémon para derrotar o inimigo, os seus quatro Pokémon irão ganhar pontos de EVs correspondente e experiência.



Você pode acelerar este processo de derrotar Pokémon selvagens para conseguir EVs utilizando itens em seus Pokémon. Basicamente, o que estes itens fazem é dar um bônus de EVs ao Pokémon, em conjunto com os EVs já recebidos normalmente. Eles são:

◓ Itens de Poder/Power Items
Esses itens ajudam a tornar o treino de EVs muito mais rápido. Podem ser obtidos no Battle Resort, a preço de alguns Battle Points. Quando equipado seu efeito é:

 Macho Brace: Duplica a quantidade de EVs recebidos após uma batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Weight: Adiciona +4 EVs ao HP, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Bracer: Adiciona +4 EVs ao Attack, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Belt: Adiciona +4 EVs à Defense, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Lens: Adiciona +4 EVs ao Sp. Attack, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Band: Adiciona +4 EVs à Sp. Defense, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.

 Power Anklet: Adiciona +4 EVs à Speed, mais os EVs normais recebidos em batalha, reduzindo a Speed do Pokémon para metade.



◓ Vitaminas/Vitamins
As Vitaminas são itens consumíveis, conseguidos á medida da jornada espalhados por toda a região, podem também ser comprados por um preço considerável nas grandes superfícies. Estes itens são diferentes dos anteriores, em que não se equipam, mas em vez disso são usados no Pokémon, adicionando +10 do stat correspondente. Isto seria simples, se estes itens deixassem de ter efeito a partir do momento em que o Pokémon tem 100 EVs no stat correspondente. Por tanto, ao serem usados num Pokémon cujo stat tenha mais de 100 EVs, não terá mais efeito, e a partir daí terão que ser usados outros métodos.

HP Up: Adiciona +10 HP EVs

Protein: Adiciona +10 Attack EVs

Iron: Adiciona+10 Defence EVs

Calcium: Adiciona+10 Special Attack EVs

Zinc: Adiciona+10 Special Defence EVs

Carbos: Adiciona +10 Speed EVs



◓ Penas/Wings
Wings podem der obtidas no Super Training, em certos regimes de treino. Estes itens são usados para acertar EVs, como por exemplo, os 4 EVs que restam ao treinarem os 252 em cada stat. No entanto, estes itens não têm o limite de 100 EVs existente nas Vitamins, por tanto podem ser usadas até atingir os 252 pontos de EVs.

Health Wing: Adiciona +1 HP EV

Muscle Wing: Adiciona +1 Attack EV

Resist Wing: Adiciona +1 Defense EV

Genius Wing: Adiciona +1 Special Attack EV

Clever Wing: Adiciona +1 Special Defense EV

Swift Wing: Adiciona +1 Speed EV



◓ PokéRus
PokéRus é uma doença benigna do mundo Pokémon, muito explorada nos jogos, que duplica os EVs ganhos por um Pokémon em batalha. É passada de Pokémon para Pokémon de duas formas: Ou por um ataque com contato, como Tackle e Dragon Claw, por exemplo, ou por um Pokémon infetado estar no mesmo campo que o resto.


Ao contrário do que parece, esta doença não é contagiosa eternamente. Tem um período de infeção, em que é indicada com um banner roxo. Após esse período, que são três dias reais, o banner muda para um símbolo redondo, indicando que a doença se mantém e os seus efeitos também MAS o Pokémon não poderá infetar mais nenhum outro Pokémon.

Esta doença é facilmente conseguida por WonderTrade, uma vez que os jogadores tendem a enviar para lá Pokémon com essa doença tão útil, de modo a ser passada a mais pessoas.

O PokéRus é aplicado apenas em batalhas (Não tem efeito no consumo de itens) e o seu efeito duplicador vem sempre em último nos cálculos x2.



◓ Super Training
O Super Training é um lugar onde se podem aumentar os EVs de um Pokémon através de jogos. De maneira básica, esses jogos têm 6 categorias, uma por cada stat respetivo: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed. Cada stat tem três níveis de treino diferentes, com dificuldades diferentes; cada um dando diferentes números de EVs: O Lv. 1 dá 4 EVs no stat respetivo, o Lv. 2 dá 8 EVs e o Lv. 3 dá 12 EVs.

Estes treinos também dão prêmios, e usar o Super Training com um Pokémon com os EVs no máximo desbloqueia um nível “secreto”, com prêmios muito úteis.



Medindo EVs
Vitaminas, Amizade, Berries, itens Wing, todos mudam os EVs de um Pokémon até que um limite seja atingido. Eles aumentam uma estatística em 10 EVs até atingir 100, diminuem uma estatística em 10 EVs até atingir 0 e aumentam uma estatística em 1 EV até chegar a 255, respectivamente. A quantidade de itens que um Pokémon pode consumir é proporcional ao número de EVs que possui em sua respectiva estatística. Por exemplo, um Pokémon que pode comer duas Pomeg Berries antes de seu HP parar de diminuir tem entre 11 e 20 EVs na HP.

Na sétima geração (Sun e Moon) se você precisa checar os EVs, basta ir na tela de Summary do Pokémon, e ver a lista dos atributos, lá você encontrará um gráfico que mostrará os atributos base e também os EVs. Se o gráfico for laranja, o Pokémon ainda não chegou ao máximo dos EVs. Porém, se a cor for azul claro, ele já chegou no máximo do treinamento. Confira a imagem abaixo:



Errei o treinamento, o que faço?
Caso você tenha errado o treinamento de um Pokémon, você pode usar algumas berries para poder apagar e voltar atrás. Abaixo, você pode ver a lista de quais são: