quinta-feira, 28 de novembro de 2019

◓ Pokémon, o que é? O que significa?

Visitas gerais:
Data: novembro 28, 2019

O que é?

Pokémon ou Pocket Monsters ou Monstros de Bolso é uma franquia de mídia que pertence a The Pokémon Company que foi criada por Satoshi Tajiri em 1995. Ela é centrada em criaturas ficcionais chamadas "Pokémon", que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem um contra o outro como um esporte. Na vida real seria como se fossem animais e insetos capturados por humanos por um item chamado "Pokébola" ou "Pokéball".

O nome Pokémon (ポケモン) é uma abreviação da marca japonesa "Pocket Monsters" (ポケットモンスター Poketto Monsutā). O termo Pokémon, além de se referir a própria franquia Pokémon, também se refere as 807 espécies de ficção que aparecem na mídia de Pokémon. A palavra "Pokémon" é usada no singular e plural para o nome individual de cada espécie; a gramática correta é "um Pokémon" e "muitos Pokémon", bem como "um Pikachu" e "muitos Pikachu". (no entanto, em Pokémon Red, Blue e Yellow, alguns NPCs se referiam a Clefairy e Diglett no plural, mostrando "CLEFAIRYs" and "DIGLETTs", respectivamente. Isso foi arrumado nos jogos seguintes em FireRed e LeafGreen.) ou seja, dizer "os Pokémons" é errado!

A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela empresa Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a franquia se estende em jogos, cartas colecionáveis, série de televisão, além de filmes, mangás e brinquedos. Pokémon é a segunda franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás da franquia de Mario que também pertence a Nintendo.

Em 2006, a franquia celebrou seu aniversário de 10 anos. As vendas dos jogos (incluindo home console games, como Hey You, Pikachu!, para Nintendo 64) acumularam mais de 200 milhões de cópias vendidas. Em novembro de 2005, a 4Kids Entertainment, que tinha conseguido o licenciamento da série animada, anunciou que havia concordado em não renovar o contrato da representação da franquia. A Pokémon USA Inc. (atualmente The Pokémon Company International), uma subsidiária da japonesa Pokémon Co., passou a supervisionar todas as licenças de Pokémon fora da Ásia. Até que em 2013, a franquia de Pokémon acumulou ¥4 trilhões ao redor do mundo (equivalente a US$40.98 bilhões de dólares).

A maior parte dos Pokémon sofrem metamorfoses, evoluindo para seres mais avançados e com uma estética diferente. Com o tempo também aprendem novas técnicas ou ataques, que podem utilizar em combate. A maioria dos Pokémon apresentam três estágios de evolução, o que significa que podem sofrer até duas transformações, porém não são todos já que alguns nem se quer possuem evolução de segundo estágio.


Conceito de Pokémon
Satoshi Tajiri teve a ideia de Pokémon por volta de 1989 ou 1990, quando o Game Boy foi lançado. O conceito do universo Pokémon foi inspirado no passatempo do diretor executivo Satoshi Tajiri de colecionar insetos quando ele era criança. Os jogadores dos jogos são chamados de Treinadores Pokémon e dois dos principais objetivos (na maioria dos jogos Pokémon) para os Treinadores são: completar a Pokédex, capturando todas as espécies Pokémon disponíveis; e treinar seu time de Pokémon para competir contra o time de outros Treinadores e, eventualmente, se tornar o mais forte Treinador: um Mestre Pokémon. O conceito de capturar, treinar e batalhar estão presentes em quase todas as versões da franquia Pokémon, incluindo nos jogos, no anime , na série de mangá e no jogo de cartas (TCG).

Os Pokémon selvagens
Na maioria dos jogos de Pokémon, um Treinador que encontra um Pokémon selvagem é capaz de capturá-lo através de um objeto esférico chamado Pokébola. Se o Pokémon não escapar da Pokébola, ele é considerado oficialmente do Treinador. Em seguida, o Pokémon irá obedecer todos os comandos do seu mestre, a menos que o Treinador não tenha muita experiência, a ponto dele preferir agir por conta própria. Os Treinadores podem mandar seus Pokémon para batalhas contra outros Pokémon; se o Pokémon adversário é selvagem, é possível capturá-lo com uma Pokébola, aumentando o seu time de Pokémon. No entanto, os Pokémon já pertencentes a outros Treinadores não podem ser capturados, exceto sob circunstâncias especiais em certos jogos. Se um Pokémon derrota o adversário durante uma batalha, então o oponente é nocauteado (ou seja, "desmaia"). O Pokémon vencedor ganha pontos de experiência e, às vezes, pode subir de nível. Quando um Pokémon sobe de nível, as suas estatísticas de batalha são aumentadas. Os Pokémon também podem aprender novos ataques, que são técnicas usadas nas batalhas. Além disso, muitas espécies de Pokémon possuem a capacidade de evoluir e se transformar em uma espécie mais forte.

O Mundo Pokémon

O criador do Mundo Pokémon é o lendário Pokémon Arceus. Foi ele quem criou Dialga, Palkia e Giratina para serem os guardiões do tempo, espaço e caos. Após isso, Arceus deu vida à Azelf, Uxie e Mesprit para que depois eles criassem a força de vontade, conhecimento e emoções dos monstrinhos. Esse grupo de lendários são considerados "deuses" da franquia.

Além disso, existem várias cavernas e cidades antigas que revelam que os Pokémon ajudaram a formar à civilização humana. O exemplo mais famoso são as Ruínas de Alph, que dão a entender que os humanos desenvolveram suas linguagens com a ajuda das mais variadas formas dos Unowns.


A geografia do Mundo Pokémon foi criada após um duelo entre os lendários Groudon e Kyogre, que tentaram modificar o planeta, cada um a seu favor. Depois, os continentes foram modificados novamente graças à interferência de Regigigas, que com sua força, criou as regiões que nós conhecemos dentro do Mundo Pokémon. Mas antes que o Pokémon causasse mais mudanças, ele foi selado pelo Regis (que, até onde se sabe, podem ter sido criados pelos humanos) na região de Sinnoh. E muitas das cavernas existentes dentro do Mundo Pokémon foram uma obra dos Pokémon do tipo terrestre. Um bom exemplo é a caverna dos Digletts, que fica na região de Kanto.

Outro ponto que afeta a cultura humana é que existem evidências de vida pós-morte no Mundo Pokémon. Não apenas por conta da existência dos monstrinhos do tipo fantasma, mas todos os espíritos que já apareceram nos games da franquia, como é o caso do da mãe do Pokémon Marowak na cidade de Lavender. No entanto, não sabemos se esses espíritos são reais ou uma mera brincadeira dos Pokémon fantasma para assustar os humanos. E, claro, não podemos nos esquecer que a própria humanidade acabou criando alguns monstrinhos. Esse é o caso de Grimer e Muk, produtos de poluição, por exemplo.

Gerações
Existem diversas gerações do mundo Pokémon onde são descobertos novos monstrinhos, novos ataques, itens e até mesmo novas localizações que não haviam ainda sido descobertas nas gerações anteriores. Muitas coisas são explicadas nas gerações posteriores, porém a Geração I é a mais adorada pelos fãs e até mesmo pela franquia, pois foi graças a ela que iniciou a descoberta do mundo Pokémon.



Franquia criada por: Satoshi Tajiri, Ken Sugimori, Game Freak & Nintendo
Trabalho original: Pocket Monsters Red and Green (1996) [Este foi o primeiro lançamento que deu origem ao mundo dos monstrinhos Pokémon]
Proprietária(o)s atuais: Nintendo, Creatures, Game Freak
Site Oficial: www.pokemon.co.jp