domingo, 1 de dezembro de 2019

◓ Os criadores do Pikachu | Como o Pikachu nasceu?

Visitas gerais:
Data: dezembro 01, 2019

Dois anos antes do lançamento de Pokémon Red e Pokémon Blue nos Estados Unidos, Pokémon Red e Pokémon Green foram lançados no Japão em 1996 para o Nintendo Game Boy. Foi um sucesso e atraiu muitos fãs, especialmente crianças. A popularidade dos jogos se espalhou além do Japão, e logo as pessoas ao redor do mundo se familiarizaram com as criaturas conhecidas mundialmente como Pokémon. Entre os muitos Pokémon introduzidos, o mais famoso era (e ainda é) o queridinho Pikachu, tanto é que não é atoa que o nome do nosso site é HEY!PIKACHU.

Em Pokémon Red e Pokémon Green, Pikachu não aparece como um dos primeiros Pokémon parceiros que o personagem principal escolhe (que são Bulbasaur, Charmander e Squirtle), mas como um dos muitos Pokémon selvagens capturados durante o jogo.

O que tornou o Pikachu tão popular? Certamente o fato do Pikachu ser adorável é um fator que contribuiu muito. Mas, olhando para trás, o design original de Pikachu revela uma forma mais gorda e um pouco diferente da de Pikachu de hoje em dia.

Uma das principais razões pelas quais Pikachu ganhou tanta popularidade foi a transmissão da série animada de TV Pokémon (o anime). Aparecendo como Pokémon parceiro do personagem principal de Ash, Pikachu cativou o público com seu corpo amarelo brilhante e bochechas vermelhas, junto com seu famoso grito "Pika!". A popularidade de Pikachu só cresceu, aparecendo não apenas na série de TV Pokémon, mas também nos filmes. O Pikachu agora aparece em muito mais lugares, como em eventos e em muitos produtos Pokémon.

Até agora, a origem da criação de Pikachu não foi informada em detalhes. Quais foram as idéias e histórias por trás do design de Pikachu quando ele apareceu pela primeira vez nos jogos Pokémon Red e Pokémon Green? Como foi criado o amado Pikachu? A história secreta está finalmente pronta para ser revelada agora em Novembro de 2019, 23 anos após o lançamento do jogo.


Os principais atores por trás da história de origem de Pikachu são: Ken Sugimori, Koji Nishino & Atsuko Nishida. Conversamos com três criadores que desenvolveram Pokémon Red e Pokémon Green e estavam profundamente envolvidos com a criação do Pikachu. Saiba um pouquinho sobre cada um e sua importância.

Ken Sugimori é um dos membros fundadores da GAME FREAK Inc. Ele estava encarregado do design oficial de personagens de Pokémon Red e Pokémon Green. Atualmente, ele é diretor da empresa.



Atsuko Nishida foi uma designer de personagens de Pokémon Red e Pokémon Green. Atualmente, ela ajuda no design de personagens da série Pokémon como ilustradora freelancer, ou seja, não está sempre no processo de criação dos monstrinhos, apenas quando é chamada pela equipe. Nishida é bastante tímida e não gosta muito de mostrar seu rosto em público.


Koji Nishino é um planejador da GAME FREAK Inc. Seu papel principal nos jogos Pokémon Red e Pokémon Green originais era o design de dados, incluindo mapas de campo, a taxa de aparência e a força dos Pokémon.


PERGUNTAS AOS CRIADORES DE PIKACHU:

  • Primeiro de tudo, por que você ou a GAME FREAK, Nintendo ou até a mesmo a "The Pokémon Company" não falou antes sobre como o Pikachu foi criado ou quem o criou?

Sugimori: “O processo de projetar não apenas o Pikachu, mas também o Pokémon em geral, foi complicado, com várias pessoas reunindo suas idéias e modificando o design para criar um único personagem. Por isso, sempre evitamos simplesmente dizer quem projetou qual Pokémon. Se íamos falar sobre isso, queríamos contar toda a história em detalhes.

O que está envolvido na criação de personagens do jogo?

Sugimori: “Envolve não apenas o design de personagens, mas o design do próprio jogo. Pokémon, como sugere o título japonês 'Pocket Monsters', é um jogo no qual monstros lutam entre si. Na época, imaginei que, como eram monstros, eles deveriam ter uma aparência dura, mas no meio do caminho pensei: 'Gostaria de alguns fofos também'. Não havia muitos designers na empresa na época e eu estava fazendo a maior parte, e desde que eu estava projetando da perspectiva de um homem, eu não tinha pensado em criar um Pokémon fofo. Por isso pedi a algumas de nossas funcionárias, como Nishida, que se juntassem a nós.

Qual foi a razão por que você queria não apenas Pokémon difíceis, mas também fofos?

Sugimori:Para reforçar o conceito de que você não apenas combate Pokémon, mas também os coleciona e comercializa, tivemos que tornar o comércio de Pokémon mais interessante. Que tipo de Pokémon um jogador desejaria ao negociar? Nem todo mundo procura a mesma coisa, o que significa que você precisa ter muita variação. Há um limite para o número de Pokémon de aparência resistente que podemos fazer, por isso criamos Pokémon estranhos, Pokémon enormes, Pokémon mecânicos e depois de considerar todas essas variações, pensei: 'Precisamos de mais modelos fofos'. Não é que os que nós projetamos não eram nada fofos, especialmente quando os Pokémon batalharam de forma reduzida. Mas como a maioria dos Pokémon era como um monstro, pensamos que deveríamos adicionar alguns Pokémon mais fofos também.

"O nome dele era Gorochu."
Você recebeu pedidos ao criar o Pikachu?

Nishida: “Não havia outras especificações além das de jogabilidade, como as do tipo elétrico e que evoluiriam duas vezes. Eu projetei Pikachu e Raichu com base nisso.

Sugimori: "Você não disse para torná-lo um Pokémon do tipo elétrico e torná-lo fofo?"

Nishida: “Não, eu não estava. Disseram-me para fazer sua forma final parecer forte. É isso mesmo, houve uma forma evoluída após Raichu na época. O nome dele era Gorochu. Tinha presas e chifres e parecia um deus do trovão.

Por que este Gorochu (possível evolução do Raichu) no final acabou sendo rejeitado?

Nishino: “Isso porque, nas especificações do jogo, o Pikachu acabou sendo o tipo de Pokémon que evolui apenas uma vez.

Sugimori: "Não havia nada de errado com sua aparência - simplesmente tinha a ver com o equilíbrio dentro do jogo."

Nishino: “Houve também um problema em termos de tamanho dos dados do jogo. Tivemos que economizar espaço, pegando Pokémon originalmente projetados para evoluir duas vezes e fazendo-os evoluir apenas uma vez. Pikachu não foi um dos três primeiros Pokémon, por isso foi um alvo fácil para esse tipo de redução.

Sugimori: "Venha para pensar sobre isso, quem surgiu com o nome foi a Sra. Nishida."

Nishida: “Como era um Pokémon do tipo elétrico, pensei em 'pika' [a expressão da luz piscando em japonês]. Para 'chu', [o som estridente que um rato faz em japonês] eu não estava pensando em um rato, mas o escolhi porque ele parecia bom e também por causa de seu tamanho, então eu combinei vários elementos diferentes para criar com o seu nome. O Pikachu não é particularmente um rato, e um Pokémon rato chamado Rattata já existia, então eu não pretendia transformá-lo totalmente em um rato.

Sugimori: “Fazer do Pikachu um Pokémon rato aconteceu depois do fato. Eu acho que o Sr. Tajiri [o presidente do GAME FREAK], que escreveu o texto do cenário, tomou essa decisão.

A propósito, quem projetou os três primeiros Pokémon escolhidos pelo personagem principal?
Sugimori: "Bulbasaur, Charmander e Squirtle foram todos projetados pela Sra. Nishida."

Nishida: “Criei os designs para Bulbasaur, Charmander e Squirtle, trabalhando de trás para frente nas formas finais. Eu queria que as pessoas ficassem surpresas quando ele evoluiu para Charizard, então eu projetei o Charmander original de tal maneira que Charizard seria inimaginável.

Sugimori: “A experiência de manter pequenos animais, como sapos, lagartos e tartarugas bebê como animais de estimação, dá ao jogo uma sensação de realidade e facilita a entrada no jogo. Percebi que pode ser difícil fazer uma conexão emocional se o primeiro parceiro Pokémon for um personagem de aparência dura e não fofa.

Quais "Pokémon fofos" foram projetados pelo Sr. Sugimori?

Sugimori: “Eu inventei o Pokémon Clefairy, mas é apenas uma criatura fofa, e nunca fui capaz de sair disso”.

Na época, quantas pessoas estavam trabalhando na criação de Pokémon?

Sugimori: “Um total de três pessoas, incluindo designers profissionais e aqueles que trabalharam em design e programação. Eles eram todos homens. Então, Nishida se juntou para criar uma equipe de quatro pessoas. Aliás, a empresa GAME FREAK tinha apenas 10 funcionários na época.

Koji Nishino: “Não tínhamos pessoas suficientes, então as categorias de trabalho foram todas confusas, e nós realmente faríamos o que queríamos. Eu criava recursos dentro do jogo e os programadores também criariam projetos.

Nishida: "Não havia pessoas suficientes, então nos ajudamos enquanto trabalhamos em outros projetos, foi esse tipo de coisa."

"Eu estava inspirada."
Nessas circunstâncias, o que você realmente fez para que o Pikachu aparecesse no jogo?

Nishida: “Não desenhei uma ilustração no papel, mas fui direto para a tela do computador e digitei os pontos. Usando pontos para criar o rosto dessa criatura em forma de bolinho de massa sem definição entre a cabeça e o corpo! Na época, eu era obcecada por esquilos. Eu não possuía um esquilo, mas queria porque achava seu movimento cômico. Foi aqui que me inspirei para fazer o Pikachu armazenar eletricidade em suas bolsas. Quando hamsters armazenam comida, seu corpo inteiro incha, mas com esquilos, são apenas as bochechas.

Sugimori: “Depois, o Sr. Koji Nishino começou a trabalhar como o 'supervisor de fofura'. O Sr. Nishino pode não parecer alguém que poderia fazer esse trabalho, mas ele é muito especial em relação à fofura.

Koji Nishino: “Eu realmente amo coisas fofas. Com Pikachu, o nome por si só já tem um toque fofo, não é? Eu comecei a ama-lo cada vez mais, e queria que fosse ainda mais bonito.

Nishida: “Toda vez que eu enviava o design, o Sr. Koji Nishino me dizia para torná-lo mais bonito e fofo, o que era frustrante! Eu trabalhei duro para que Nishino me desse um aceno de aprovação!

Conte-nos mais sobre as especificidades do design. Por que as pontas dos ouvidos de Pikachu são pretas?

Nishida: "Eu acho que isso é um vestígio de quando ele estava em forma de bolinho de massa."

Sugimori: “O Game Boy não tinha cor. Provavelmente foi por isso que fizemos para colorir algo que pudesse ser facilmente expresso em preto e branco.

Pikachu também tem uma cauda muito distinta, não é?

Nishida: “Queria incluir algumas partes que expressassem raios (já que o Pikachu é do tipo elétrico), então criei esse design.

Qual é o padrão nas costas?

Nishida: “Eu não pensei muito nisso, mas durante as cenas de batalha de Pokémon, você sempre vê a parte de trás do seu Pokémon na tela. Por isso, achei que seria melhor colocar algo lá em vez de deixá-lo perfeitamente liso.

Embora Game Boy não tivesse cor, quando criamos a arte oficial com cores baseadas nas figuras pontilhadas, não foi o Sr. Sugimori quem decidiu as cores?

Sugimori: “No final do desenvolvimento, decidimos que os jogos deveriam ser compatíveis com um novo periférico chamado Super Game Boy, que permitiria aos jogadores jogar o Game Boy em suas TVs. Esse hardware tornou possível adicionar apenas uma cor ao Pokémon, que seria preto e branco no Game Boy. Foi aí que decidimos as cores para cada Pokémon - basicamente uma cor de atributo que expressa o tipo de Pokémon de uma maneira fácil de entender. Toda a arte oficial de Pokémon Red e Pokémon Green foi baseada nos desenhos pontilhados, o que levou ao uso de amarelo na arte oficial de Pikachu.”

"Eu simplesmente amei tanto Pikachu ..."

  • Aqui é visto um cartão de Ano Novo e sua arte original antes do lançamento em 1996 de Pokémon Red e Pokémon Green. O design do Pikachu era um pouco diferente.

Como foi recebido no GAME FREAK na fase de desenvolvimento?

Sugimori: “Imprimi os desenhos de pontos completos do Pokémon e perguntei às pessoas: 'Qual Pokémon você mais gosta?' O grande vencedor desta pesquisa foi Pikachu. O motivo dessa pesquisa foi descobrir quais Pokémon apareceriam no jogo, devido à sua capacidade limitada.

Nishida:Na maioria das vezes, muitas das formas finais dos Pokémon foram removidas da versão final. Acho que o que as pessoas queriam era mais variação do que ter o mesmo Pokémon evoluindo duas vezes.


Nishino: “Na pesquisa, os Pokémon foram avaliados apenas pela aparência. Como suas habilidades durante o jogo e coisas assim ainda estavam em desenvolvimento, não era realmente relevante.

Isso significa que você esperava que o Pikachu fosse popular?

Sugimori: “Embora tenha sido o vencedor claro da pesquisa interna e tenha sido escolhido como um dos quinze Pokémon a ter sua arte oficial em destaque no manual de instruções do jogo, na época, eu não sabia que reação esperar dos jogadores."

Havia algo de especial nas configurações do jogo para Pikachu? Por exemplo, seu número no Pokédex é 25. Isso tem algum significado especial?

Nishino: “O número de um Pokémon no Pokédex é aproximadamente a ordem em que aparece no jogo. Isso é para que eles não subam repentinamente à medida que o jogador avança no jogo preenchendo o Pokédex.

Sugimori: "É por isso que o número 25 de Pikachu não tem nenhum significado especial."

Bem, havia algo mais especial sobre suas configurações?

Nishino: “Na verdade, eu amei tanto o Pikachu que não queria que os jogadores o encontrassem facilmente. Por isso, tornei difícil encontrá-lo, colocando-o na Floresta de Viridian com uma baixa taxa de aparência.

Sugimori: “Talvez fosse egoísta em relação ao Pikachu. Mas, em vez disso, apenas tornei Pikachu mais valioso.

Nishino: “Entre os jogadores, foi tratado como o primeiro Pokémon raro a aparecer no jogo. Isso fez todos quererem, e artigos sobre como pegar o Pikachu apareceram nos livros de estratégia. Como resultado, todos tiveram um Pikachu. Meu plano saiu pela culatra. HAHAHA!

“Uma visão aguçada”
Não sendo mais apenas um jogo, o Pokémon se expandiu para uma série animada, mercadorias e uma variedade de outras mídias.

Sugimori: “Mesmo antes do início da série animada, os produtos desenvolvidos na época quase sempre incluíam o Pikachu. Desde que eu sabia que Pikachu estava sendo apresentado, eu realmente senti o quão popular Pikachu era.



A popularidade de Pikachu foi um grande motivo pelo qual ele se tornou o parceiro Pokémon de Ash, o personagem principal da série animada de TV Pokémon, não foi?

Sugimori: “Essa foi a decisão do diretor da série de animação, Sr. Yuyama. No jogo, os jogadores podem escolher um dos três Pokémon parceiros (Bulbasaur, Charmander ou Squirtle) mas o diretor achou que os espectadores que não tinham o Pokémon parceiro escolhido poderiam sentir alguma distância da série, então decidiram usar um Pokémon que os jogadores não conseguiram escolher primeiro durante o jogo. Na época, o Pikachu já estava tão quente que você quase podia senti-lo em sua pele, então acho que é por isso que o Pikachu foi escolhido. Não havia muita informação na internet naquela época, então eu não conseguia ver exatamente como os jogadores estavam reagindo.

Quais foram seus pensamentos quando Pikachu foi escolhido como Pokémon parceiro de Ash?

Nishida: "Curiosamente, eu pensei: 'Oh, tudo bem.'"

Sugimori: “Pikachu não evolui para uma forma magnífica como Charizard, então na época eu me perguntava como poderíamos torná-lo mais forte. Mas desde que o Pikachu trabalhou com sua imagem 'fofa e forte' por mais de anos, acho que foi um insight aguçado.

Qual foi sua impressão quando viu Pikachu se movendo?

Nishida: “Eu simplesmente pensei: 'Que adorável!'"

Sugimori: “Nós também fomos influenciados pela introdução da animação. Como a animação os levou a fazer uma variedade de movimentos, incluindo gestos humanos, mudamos a forma do corpo de Pikachu para facilitar a atuação. Enquanto Pikachu era originalmente muito curto e robusto, gradualmente demos um pescoço mais definido e alongamos sua coluna. O Pikachu que aparece na série Pokémon lançado após a transmissão da série animada foi influenciado pela forma como apareceu na série. Além disso, eu não tinha ideia de que eles iam gritar 'Pikachu'. É como um gato gritando a palavra "gato". Eu pensei que deveria ter sido 'chu'.

Nishino: “Eu pensei que [Ikue] Otani tinha uma ótima voz para isso.

Sugimori: “Nishino, nosso 'supervisor de fofura', ficou satisfeito!

"O representante de Pokémon fofos."
O que cada um de vocês acha fofo em Pikachu?

Nishino: “A proporção de seus olhos em seu rosto e sua gordura. Além disso, seus membros minúsculos também são bons.

Nishida: “As bolsas de que eu era tão especial quando criava o design.

Sugimori: “Eu acho que algumas partes parecem legais, como sua cauda linear, mas parece fofa e forte.

A propósito, quais são seus Pokémon favoritos?

Nishida: “Eu teria que dizer Charizard. Parecia tão legal desenhado em pontos. Está cheio do tipo de frescura que os meninos adorariam.

Nishino: "Eu diria Clefairy e Snorlax."

Sugimori: “Eu pensei que o Clefairy que eu desenhava fosse o representante de Pokémon fofos, mas foi completamente superado por Pikachu. Meu Pokémon favorito é Gengar. Eu gosto de como é estranho e legal.

Pikachu é famoso mundialmente hoje, não é?

Nishida: “Como ilustradora, eu sempre trabalho para criar personagens que sempre serão amados, mas parece que agora o Pikachu é o único. Como resultado de trabalhar duro para obter a aprovação de Nishino, criei algo popular entre as pessoas em todo o mundo, algo que acho surpreendente.

Sugimori: “Eu me pergunto se foi porque o design era tão simples, afinal. Se tivéssemos criado o jogo em um ambiente mais rico, poderíamos ter um design mais colorido e detalhado, mas esses personagens foram criados em um momento em que os jogos eram limitados, já que o Game Boy não tinha cores e a resolução era baixa. Mas talvez seja por essa mesma razão, as formas simples e as cores distintas, que os personagens sejam tão amplamente amados agora, até hoje.

Agora o mundo tem tantos personagens. Com jogos e mascotes para smartphones, parece que há um milhão de vezes mais personagens do que quando o Pikachu foi criado. Então, sinto que agora seria mais difícil criar um personagem que tivesse a mesma presença de Pikachu. Como pessoas que amam jogos e ainda estão fazendo jogos, ficaríamos felizes se as pessoas conhecerem Pikachu e depois pensarem: 'Oh, é um personagem de um jogo. Bem, vamos jogar! e realmente jogar o jogo.

Nishida: “Ficamos felizes se você jogar a série Pokémon e amar Pikachu ainda mais.

Com toda a série Pokémon, há um número incrível de Pokémon, não é?

Sugimori: “Não achei que a série continuaria por tanto tempo. Imaginei que poderia haver uma parte dois e seria essa.

Com todos esses Pokémon, há algo que você espera de Pikachu no futuro?

Nishida: “Espero que pessoas de todas as idades joguem o jogo, e que gerações diferentes conheçam o jogo e Pikachu, aumentando a conversa entre gerações.

Nishino: “Acho que o Pikachu já está trabalhando bastante! Existem muitos outros Pokémon fofinhos além de Pikachu na série Pokémon, então eu gostaria que eles também recebessem alguma atenção.

Sugimori: “Acho que os personagens desempenham o papel de consolar aqueles que passaram por dificuldades, e espero que os Pokémon também possam desempenhar esse papel.

Espero que isso dê aos fãs de Pokémon uma melhor compreensão de como o Pikachu surgiu. O grande amor que os três criadores criaram para criar este Pokémon faz parte da razão pela qual ele é amado por tantos fãs hoje em dia. E a história de Pikachu continua a evoluir, o que veremos de Pikachu no futuro? Até a próxima! 💖

Entrevista por: The Pokémon Company
Tradução, adaptações e edições: HeyPikachu.com