◓ Informações: ROM Hack ou Hack ROM? Qual termo certo a se falar? Saiba agora!


Todos sabemos que o termo "Hack ROM" (ou hackrom, hack rom) ficaram popularmente conhecidos no Brasil entre os jogadores dessas modificações pelo fato de soar um pouco melhor na hora de pronunciar ou decorar o nome. Porém falar ou escrever hackrom é ERRADO! Infelizmente até o presente momento o termo incorreto é o mais falado e digitado entre os players do Brasil, mas poderemos mudar isso a partir de agora com a intenção deste artigo.

Anteriormente, logo um pouco após o lançamento do site H!P, nós usávamos o termo Hack ROM nas publicações, por ser o termo que popularizou no Brasil. Porém recebemos diversos feedbacks em relação à isso, junto de uma explicação para popularizarmos o termo correto e não sermos mais um a continuar a repassar algo errado como muitos por aí fazem.

Então como estamos tentando mudar o quesito qualidade de conteúdo com nosso site, resolvemos abraçar o feedback de nossos visitantes e então usar o termo CORRETO, para também ensinarmos o CERTO ao nossos visitantes, que é ROM Hack. Assim como também utilizamos o termo Pokémon e não Pokémons, que também já é uma palavra no plural que foi sendo mudada para o correto até nas dublagens do anime Pokémon aqui no Brasil.

Entendendo o termo
O termo "Hack" não pode ocupar o papel de adjetivo, pois se fosse o caso, o certo seria dizer "Hacked ROM" e não "Hack ROM", aí sim essa expressão poderia ser considerada correta, até porque alguns estrangeiros utilizam sim o termo "Hacked ROM" ao invés do termo mais conhecido "ROM Hack".

Por ser um substantivo composto, cujo um ente caracteriza o outro, ROM da o modo para Hack: "Hack de ROM", devemos então pluralizar apenas o substantivo principal. Essa regra é válida tanto para o português do Brasil quanto para o inglês.

A expressão ROMs está correta, da mesma forma que podemos abreviar Read Only Memory para ROM (no singular = apenas um), podemos abreviar a palavra para ROMs (no plural = mais de um). A expressão que exerce o papel de substantivo complementar dando o modo ao substantivo principal, é errado ser pluralizado. Vou citar um exemplo básico: Da mesma forma que o correto é "bolinhos de arroz" e não "bolinhos de arrozes" ou "bolinho de arrozes", portanto, no plural o correto seria dizer "ROM Hacks" e não "ROMs Hack", ou muito menos "ROMs Hacks" (mais errado ainda).

ROM Hack exerce o papel de substantivo composto, as duas palavras na expressão tem esse valor O hack e A ROM, ambas são usadas somente como substantivo. ROM Hacks vem de ROM Hacking, o ato de hackear ROMs de jogos, e são assim usadas massivamente pelos falantes do inglês que originaram o termo.

Traduções
ROM vem de Imagem ROM (Read Only Memory, em português "Memória apenas para leitura") e Hack vem do verbo Inglês "to hack", que significa "cortar". Os termos "hack" e "hacking" são também usados para se referir a uma modificação de um programa ou dispositivo para dar ao usuário, o acesso a recursos não disponíveis anteriormente, como adaptações de acessibilidade e até mesmo para jogos modificados (que é o caso).

Conclusões:

Posso dizer então Hacked ROM?
Sim, já que no inglês a palavra Hacked antes da ROM é correta, e não hackrom. Mas o ideal mesmo seria se acostumar a falar ROM Hack, o termo originalmente popularizado entre os estrangeiros. Mesmo que de início soe um pouco estranho, com o tempo você se acostuma.

Mas estamos no Brasil, eu vou falar hackrom mesmo, e daí?
Ser brasileiro não justifica o seu erro em um termo que nem é do seu idioma. Se quer falar o termo inglês, abra sua mente para aprender e falar o correto (ROM Hack). Mas se deseja falar em português, então traduza o termo para o português "Memória apenas para leitura modificada", "ROM modificada" ou "Jogo modificado", provavelmente quase ninguém falará dessa forma. Porém você também tem o direito de falar como quiser (mesmo que errado), não estamos aqui para te obrigar a nada, apenas ensinar.

Dizer somente Hack é aceitável?
Sim, pois entre os jogadores desse meio que utilizam o termo cortado, já dão entendimento do que estão se referindo, ou seja, falar somente Hack não é errado.

Vamos tentar PARAR de uma vez de falar hackrom, e começar a dizer corretamente ROM Hack (romhack ou rom hack). O brasileiro precisa parar de popularizar o errado por falta de informação, até porque nós também somos inteligentes. Boa sorte na adaptação! ;)

Créditos de contéudo:
Partes deste conteúdo são de autoria escrita por Makoto (rom hacker) e Yago L. (criador do site heypikachu), então caso queira reutiliza-lo em sua rede social, vídeo, site ou blog dê os devidos créditos ao site que fica responsável pelo conteúdo do texto.

A capa editada do artigo é de um vídeo paródia do pokétuber Gumbino que não tem nada a ver com o assunto do artigo, foi colocada aqui apenas para ilustrar uma rivalidade entre o errado e o certo na comunidade hacker de Pokémon com o termo incorreto que insistem em falar.

REGRAS DOS COMENTÁRIOS NO H!P

Por favor, não faça spam ou autopromoção de nenhuma rede social, site ou grupo aqui. Apenas os parceiros podem se promover, pois eles também divulgam o site HEY!PIKACHU em suas plataformas. Todos os comentários que não estiverem logados com conta, ou que contenham quaisquer links são revisados pela equipe do H!P antes de serem publicados!
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(30)

🍪 O site HEY!PIKACHU usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, principalmente na aba 'Reides Online' do Pokémon GO. É necessário permitir os cookies em seu navegador para encontrar jogadores e acessar todo o conteúdo do site. Fique tranquilo que você está em um site totalmente seguro e validado pelo Google! Saiba mais...
Aceito!
Subir
Por favor DESATIVE seu bloqueador de anúncios para conseguir acessar o site do HeyPikachu. Tenha consideração ao esforço de nossa equipe! Obrigado.