domingo, 9 de fevereiro de 2020

◓ O que são Pokémon Brilhantes? | Significado de Pokémon Shiny


Pokémon Shiny ou Pokémon Brilhante✨ (japonês: 光るポケモンPokémon brilhante), anteriormente conhecidos oficialmente como Coloração Alternativa, Coloração Rara de Pokémon ou Pokémon Colors (termo usado em Pokémon Stadium 2), é um específico Pokémon com uma coloração diferente de sua cor original de sua espécie. É uma das muitas diferenças que um Pokémon pode ter e inclusive bem difícil de ser encontrada no mundo Pokémon, por esse motivo um Pokémon Shiny é tão desejado e considerado para um treinador "um momento de sorte" quando encontrado, pois não são nada fáceis de serem achados por aí.

O termo "Pokémon Shiny" foi criado pelos fãs japoneses para se referir ao efeito sonoro cintilante e à animação feita no início de um encontro com um desses Pokémon nos jogos. Eventualmente, esse termo entrou em uso oficial na somente na Geração IV, usada em um material promocional de eventos de Pokémon Shiny. O termo Pokémon Shiny foi usado oficialmente pela primeira vez no jogo Pokémon Black/White na cidade de Nimbasa.

*Foto ilustrando a cidade de Nimbasa em Black/White*

Os Pokémon brilhantes podem diferir bastante em sua aparência ou muito pouco em termos de cores. Como assim? Existem espécies de alguns Pokémon que em sua versão brilhante, ele muda bem pouco sua coloração e outras espécies em que muda totalmente. Alguns Pokémon como Glaceon ou Pichu, têm uma coloração brilhante apenas em alguns tons mais escuros ou mais claros. No entanto, muitos Pokémon tem uma diferença espetacular entre suas variações normais e shiny; até mesmo Pokémon extremamente comuns como Caterpie mostram uma diferença drástica e bem notável.

✨ Glaceon e Pichu em sua versão brilhante/shiny ✨

Poucas mudanças de cores e quase não notáveis

Não é necessariamente garantido que uma linha evolutiva tenha cores brilhantes semelhantes, mesmo que suas cores padrão sejam as mesmas; tanto Ponyta e Rapidash têm chamas laranja, mas um Ponyta shiny tem chamas azul enquanto um Rapidash shiny tem chamas cinzentas (este é ligado em Geração II). Às vezes, dois Pokémon em uma linha evolutiva com diferentes cores padrão terão a mesma cor shiny, como no caso de Skitty e Delcatty.

✨ Ponyta & Rapidash em sua versão brilhante/shiny ✨

Mudança drástica em relação a sua coloração original

✨ Skitty & Delcatty em sua versão brilhante/shiny ✨

Cores semelhantes na sua versão brilhante da mesma linha evolutiva

Os Pokémon com mais de uma forma também pode ter sua versão shiny de cada versão individual. Como por exemplo o Shellos e Gastrodon, que são dois Pokémon com duas formas existentes dependendo de onde são capturados, podendo apresentar uma versão shiny de cada uma delas.

Pokémon Shellos em sua cor original, não brilhante

✨ Pokémon Shellos em sua forma shiny/brilhante ✨

Poucas mudanças de cores e quase não notáveis

Pokémon Gastrodon em sua cor original, não brilhante

✨ Pokémon Gastrodon em sua forma shiny/brilhante ✨

Poucas mudanças de cores e quase não notáveis



Oficialmente introduzidos
Pokémon brilhantes foram introduzidos nos jogos a partir da Geração II. Quando um Pokémon brilhante aparece na natureza ou em sua Pokébola, ele é cercado por um flash de estrelas ou luz, que é acompanhado por um efeito sonoro de ping. Dessa forma é fácil reconhecer que aquele é um Pokémon Shiny.

Veja um exemplo a seguir:


Pokémon individuais não podem mudar seu brilho. Um Pokémon Brilhante sempre será Brilhante, e um Pokémon comum nunca se tornará Brilhante. Após a evolução, um Pokémon mantém seu status Brilhante; por exemplo, um Shiny Charmander, se subir de nível, acabará se tornando um Shiny Charmeleon e depois um Shiny Charizard, enquanto um Charmander regular/original se tornará um Charmeleon regular e depois um Charizard regular, e esse mesmo Pokémon nunca poderá se transformar em um Pokémon brilhante, porque isso não existe. Pokémon brilhantes nascem brilhantes, por esse motivo eles são dificíes de serem encontrados e por fim são considerados raros.

Qual a diferença entre um Pokémon Shiny e um Pokémon normal/não shiny?
Digamos que em questões de maior força, nenhuma. Os Pokémon Brilhantes são raros apenas por estética, por isso eles possuem uma coloração diferente de sua natureza original. Mas em questões de força não é alterado absolutamente em nada. Eles não são mais fracos e muito menos mais fortes. Tudo dependerá do IV/EV do Pokémon, assim como de qualquer Pokémon existente.

Chances de encontro de um Pokémon Brilhante: A tabela abaixo resume as taxas em que os Pokémon Shiny podem ser encontrados pelos métodos que estão detalhados. O Shiny Charm pode aumentar diretamente as chances da maioria dos métodos, com Pokémon ocultos sendo afetados exclusivamente:

Taxa de base em encontro shiny nas Gerações II, III, IV, V: 1/8192
Taxa de base em encontro shiny nas Gerações VI e VII: 1/4096

Outros métodos:
  • Chance de Shiny por Breeding (cruzar) com sexo oposto: 1/64
  • Método Masuda na Geração IV: 5/8192
  • Método Masuda na Geração V: 6/8192
  • Método Masuda na Geração VI e VII: 6/4096
  • Poké Radar (patch único): >40 (maior que 40); chances: 41/8192
  • Shiny Charm na Geração V: +2/8192
  • Shiny Charm na Geração VI e VII: +2/4096
  • Friend Safari: 5/4096
  • Pesca consecutiva >20 (maior que 20); chances: 41/4096
  • Hidden Pokémon: Nível de pesquisa 200 + X = 0.08% + X*0.01%
  • SOS Battles: >31 (maior que 31); chances: 13/4096

Em breve teremos um artigo para cada item específicado na tabela acima com suas informações mais precisas e detalhadas explicando o que é cada um, aguardem...

Shinies na Geração II
Os Pokémon serem brilhantes é determinado pelos seus IVs. Se a velocidade, defesa e IVs especiais de um Pokémon tiverem 10, e seu ataque IV for 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15, será Brilhante. Por causa disso, um Pokémon Shiny negociado para um jogo da Geração I e depois comercializado para a Geração II manterá seu Shininess, e um Pokémon obtido na Geração I cujos IVs atendam aos requisitos de Shininess também se tornará Shiny quando comercializado para a Geração II.

Como o HP IV é calculado a partir dos outros quatro IVs, o HP IV de um Pokémon brilhante sempre será 0 ou 8. Os Pokémon brilhantes geralmente estão acima da média em termos de IVs, mas apenas ligeiramente.

A probabilidade de um Pokémon encontrado em estado selvagem ou obtido como presente: comércio no jogo ou evento na Geração II com seus IVs alinhados da maneira acima é 1/8192 (assumindo que cada combinação IV tem a mesma probabilidade, o que é geralmente o caso).

A probabilidade difere para criados Pokémon (Breeding), pois seus IVs são parcialmente influenciados por seus pais. Especificamente, um pai transmite seu status Especial (mais ou menos 8) e seu status de Defesa para seus filhos que têm o sexo oposto a ele. (Se Ditto é um dos pais, é sempre o que passa essas estatísticas.) Isso significa que, se um pai Shiny passa seus IVs para um filhote de Pokémon, a Defesa IV herdada do filhote sempre será 10, seu IV Especial herdado terá uma chance de 1/2 de ser 10, seu Ataque IV gerado aleatoriamente terá uma chance de 1/2 de ser um valor apropriado e sua Velocidade IV gerada aleatoriamente terá 1/16 de chance de ser 10. Isso resulta em um resultado de 1/64 chance de que esse filhote seja um Pokémon brilhante. Essa mecânica de criação também significa que se um filhote herdar seus IVs de um Pokémon que não possui um IV de Defesa 10 e um IV Especial de 2 ou 10, ele não poderá nascer Brilhante.

Nas gerações III e posteriores
A Geração III viu uma revisão geral de muitos aspectos do jogo, que incluíram o cálculo para determinar um Pokémon como Brilhante. Os Shinies nestes jogos são determinados por um cálculo que envolve o treinador original (aquele que encontrou e capturou ou chocou o ovo do Pokémon) ao número de identificação ID e número de identificação secreto, bem como do Valor de Personalidade do Pokémon. O cálculo exato é:

(TrainerID xor SecretID) xor (PersonalityValue31..16 xor PersonalityValue15..0)

xor significa disjunção exclusiva, é uma operação lógica entre dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro se e somente se os dois operandos forem diferentes, ou seja, se um for verdadeiro e o outro for falso. É conhecido também pelas abreviações XOR ou EXOR.

A fórmula acima pode resultar em um número que varia de 0 a 65535. Nas Gerações III a V, se esse resultado for menor que 8, o Pokémon é Brilhante; a partir da Geração VI esse limite foi aumentado para 16. Para as Gerações III até a Geração V isso fornece uma probabilidade geral de 8/65536 ou 1/8192, exatamente a mesma da Geração II. Para as gerações VI e posteriores, a probabilidade é dobrada.

Geração III: Pokémon Brilhantes no Jogo
Na geração III alguns Pokémon brilhantes aparecem nas equipes dos NPCs. Em Pokémon FireRed e LeafGreen três Trainers na Trainer Tower possuem Pokémon Shiny: o Trainer no sétimo andar no modo Single Battle tem um Shiny Meowth, o par de Trainers no primeiro andar no modo Double Battle possui um Shiny Espeon, e o segundo instrutor no quarto andar no modo Knockout tem uma Seaking brilhante. Vários Pokémon Battle e Trainers também têm Pokémon predefinidos como Shiny.




Geração IV
Nos remakes da Geração IV dos Pokémon Gold e Silver da Geração II, Pokémon HeartGold e SoulSilver, o jogador mais uma vez deve encontrar um Gyarados vermelho no Lake of Rage durante o enredo da história. No jogo HeartGold e SoulSilver, a coloração de um Pokémon Brilhante é refletida no mundo superior se for usada como um Pokémon seguidor (acompanhando o treinador).

Métodos para aumentar as taxas de brilho: A geração IV introduziu as primeiras maneiras de aumentar as chances de encontrar um Pokémon brilhante.

O método Masuda refere-se à criação de dois Pokémon originários de jogos de idiomas diferentes para aumentar as chances de criação de um Pokémon Brilhante. Nessas circunstâncias, o jogo gera até cinco valores totais de personalidade para tentar encontrar um que seja Brilhante. Língua estrangeira Pokémon obtido através de comércios no jogo, como o Meister's Foppa e Lt. Surge's Volty ainda contam como sendo do mesmo jogo, para que eles não ativar o método de Masuda menos que negociado para um idioma diferente. Essa mecânica é mantida em todos os jogos subseqüentes.

O Poké Radar aumenta lentamente as chances de encontrar um Pokémon Brilhante à medida que o jogador constrói uma corrente. As probabilidades podem atingir um máximo de 41/8192 (aproximadamente 1/200) para um único pedaço de grama para uma cadeia de comprimento 40 ou superior; como até quatro trechos de grama podem tremer, as chances totais se tornam aproximadamente 1/50. Se o Poké Radar força um Pokémon a ser Brilhante, ele cria um valor de personalidade semi-aleatório que atenderá ao requisito de o Pokémon ser Brilhante.


Pokémon Brilhantes no Pokémon GO
No Pokémon GO os Pokémon Shiny podem ser encontrados aleatoriamente na natureza, desde a incubação de ovos, concluindo as tarefas de pesquisa de campo ou vencendo as batalhas. Durante o dia da comunida de eventos, Pokémon em destaque têm uma chance maior de serem brilhantes na natureza. Todos os Pokémon vistos no mundo superior parecem não brilhantes, mas quando um jogador tenta capturar um Pokémon, ele pode aparecer como um Pokémon Brilhante, será sempre uma surpresa. Da mesma forma, durante uma Batalha Raid, o Chefe Raid sempre aparece não Brilhante durante a batalha, mas pode se mostrar ser um Pokémon Brilhante durante o desafio bônus. Encontros brilhantes são aleatórios para cada jogador, o que significa que, se dois jogadores tentarem capturar o mesmo Pokémon, um jogador poderá encontrar um Pokémon brilhante e o outro não. Pokémon brilhantes são representados por um ícone de brilho quando um Pokémon brilhante é encontrado na natureza, o ícone aparece no canto superior esquerdo do PC do Pokémon. Ao navegar na caixa Pokémon, o ícone aparece no canto superior esquerdo do seu sprite. Ao capturar um Pokémon brilhante na natureza, seu nome é mostrado em texto amarelo em vez de branco.

Pokémon lendários brilhantes de ataques têm uma taxa de captura de 100% se acertados com sucesso com uma Premier Ball. No entanto, este não é o caso de Pokémon Shiny encontrados em invasões de nível 4 ou inferiores ou lendários shiny encontrados fora de invasões.

Apenas as formas brilhantes de certos Pokémon foram lançadas, muitas vezes coincidindo com um evento ou atualização especial. Para a maioria das famílias evolutivas, apenas o Pokémon de primeiro estágio pode ser obtido como Shiny, incluindo aqueles com Pokémon bebê. As únicas exceções conhecidas são:

  • Raticate (usando um chapéu de festa)
  • Pikachu
  • Alolan Raichu
  • Nidorina e Nidoqueen (apenas em 11 de outubro de 2018)
  • Gengar (apenas no dia da invasão de Gengar)
  • Alolan Exeggutor
  • Alolan Marowak
  • Mr. Mime (Shiny lançado antes da introdução de Mime Jr.)
  • Magmar
  • Wobbuffet (usando um chapéu de festa)
  • Roselia (Shiny lançado antes da introdução do baby Budew)

Taxas de Shiny em Pokémon GO
A taxa Shiny para Pokémon GO foi originalmente pensada para ser determinada com base nas espécies. A teoria, proposta em setembro de 2018, era de que a taxa de Shiny era constante em todos os métodos de encontro (por exemplo , spawns selvagens, invasões ou pesquisa de campo). No entanto, o incidente de janeiro de 2020 em que a Niantic reconheceu que o Shiny de Alolan Vulpix estava disponível através de ovos, mas não através de pesquisas de campo, parece ter provado que a teoria original estava errada. Além disso, houve uma falta de relatórios da Shiny Scyther na pesquisa de campo de setembro de 2019 a dezembro de 2019, exceto o evento da Semana da Evolução de 5 a 12 de dezembro, e também uma falta de relatórios do Shiny Sneasel na pesquisa de campo a partir de janeiro de 2020.

Taxas permanentes: Todos os Pokémon não listados são considerados como tendo uma taxa Shiny padrão, estimada em 1/512.

Taxas impulsionadas por eventos: Alguns Pokémon, geralmente em conjunto com a estreia de sua forma Shiny no Pokémon GO, têm suas taxas Shiny aumentadas temporariamente durante o evento especial. Suas taxas Shiny são então retornadas à taxa permanente após a conclusão de seus respectivos eventos.

Em breve teremos um artigo com informações detalhadas de todos os Pokémon brilhantes existentes no Pokémon GO e como captura-los. Aguardem!

Conte sua experiência de sorte com Pokémon Shiny
E aí, você já encontrou algum Pokémon brilhante alguma vez na vida? Em qual jogo? Qual Pokémon foi? Conta pra gente aqui nos comentários abaixo suas experiências com Shinies, só não vale falar que encontrou por cheat ok? hahaha, até a próxima!