◓ Dicionário Pokémon UNITE: Todos os significados das gírias, palavras e termos utilizados pelos players no jogo!


Como em todo MOBA existem umas palavras em específico que é falado durante o jogo, e com isso os novatos de 'Pokémon UNITE' se perdem totalmente sem saber o que os jogadores veteranos estão falando. Também existem algumas características do jogo que possuem nomes específicos que acabam confundindo os novatos.

Por este motivo, queremos deixar você orientado de tudo e não ficar boiando no rolê. Nós do site HEY!PIKACHU listamos abaixo cada nome/termo ou coisa existente do jogo, junto de seu real significado para que você entenda e também utilize quando estiver jogando via call (ligação de voz) com outros players. Vamos lá!


Palavra/termo Significado
Player Jogador real

Avatar
É o seu personagem personalizável no jogo. Cada avatar possui um nickname que é único e não pode ser usado por outro jogador, além de sua ID que pode ser disponibilizada para que outros players possam te adicionar.

Unite Squad
Grupo de vários jogadores em um mesmo time, um Squad pode possuir até 30 jogadores para se reunirem em partidas de 3x3, 4x4 e 5x5. É como um clã!
Main 'Sou main Pikachu', esse termo é usado para se referir ao seu Pokémon preferido do jogo, aquele que você joga melhor e está sempre como seu parceiro principal.

Licenças
São os passes fixos dos personagens jogáveis do Pokémon UNITE, ou seja, os Pokémon que você pode utilizar. Alguns são liberados toda semana de forma gratuita para qualquer pessoa testar, porém é de forma temporária. Para obter uma licença fixa, é necessário comprar o Pokémon que pode ser obtido com Aeos Coins (moedas) e Aeos Gems (gemas) na loja Unite Battle Committe, a loja azul do Professor Erbie.

Aeos Coins
São as moedas douradas do jogo, podem ser ganhas jogando partidas Ranked, Standard ou Quick. Elas possuem um limite de 2.100 por semana e de semana em semana são resetadas.

Aeos Tickets
São tickets para comprar itens e roupas de avatar, elas podem ser ganhas participando das temporadas do jogo, conquistando objetivos e fazendo partidas ranqueadas e standard.

Aeos Gems
São gemas específicas do jogo para gastar com coisas especiais. Para obter gemas é necessário comprá-las com seu dinheiro real.

60 gemas custam 4,90
245 gemas custam 22,90
490 gemas custam 44,90
1220 gemas custam 109,90
2450 gemas custam 224,90
3050 gemas custam 279,90
6.000 gemas custam 549,90

Lembrando que todas as gemas possuem bônus de gemas adicionais na primeira compra, somente de 60 gemas que não possui bônus após a primeira compra!

Holowear Tickets
São tickets especiais para comprar skins personalizadas de alguns Pokémon, elas podem ser ganhas em eventos especiais e no Gacha do jogo. É a terceira categoria de loja do jogo, a loja roxa do NPC Zirco, a Zirco Trading.

Fashion Tickets
São tickets especiais para comprar roupas específicas para seu avatar na Aeos Emporium (loja laranja com a NPC de uma vendedora), elas podem ser ganhas em eventos especiais e no Gacha do jogo, porém a maioria são vendidas com os Aeos Tickets tradicional.

Gacha
É a máquina da sorte do Pokémon UNITE, conforme você joga as partidas, tanto ranqueadas como standard, você consegue coletar energias para preencher a máquina e ganhar itens aleatórios, inclusive itens raros (skins) com uma porcentagem baixissíma de chance. Precisa ser sortudo!

Fair-Play Points
São pontos especiais dados aos jogadores conforme participe de partidas completas, sem abandonar a partida no meio ou sem fazer algo errado no jogo. Por exemplo: Ao abandonar alguma partida do jogo, você perde pontos e pode ficar em vermelho. Por isso é importante entrar em uma partida apenas se estiver certeza que sua conexão de internet está estável e que você terá tempo para concluir a partida do começo ao fim, jogadores que são reportados também perdem pontos da Fair-Play, podendo ser banido das partidas.

XP
São pontos usados para indicar o nível de evolução de um Pokémon. O nível necessita de XP para aumentar!

Farme, Farmar ou Upar
'Vou pegar farme', significa conseguir mais experiência para o seu main, matando os Pokémon NPC do campo e para aumentar o level dele. Os farmes são ideais para você conseguir prosseguir com a partida para fortalecer e/ou evoluir seu Pokémon ao level 15. Lembrando que quanto maior seu level, mais aumento de cooldown você terá para renascer no campo, porém você obviamente estará mais forte. Priorize sempre em farmar, mate o adversário em ÚLTIMO caso ou casos extremos de urgência onde ele está tentando pontuar na sua base ou atrapalhando seu progresso.

NPC
Non Playable Character, personagem não jogável. NPC's são os Pokémon que ficam aparecendo pelas lanes do jogo, eles são ideais para você aumentar seu level e para ganhar Pokébolas (Aeos Energy) para pontuar na base do adversário e conseguir ganhar a partida. Esses Pokémon de farme também são chamados por alguns como 'minions' ou 'minionzinhos'.
Call Ligação de voz em algum servidor para conversar e orientar as partidas durante o jogo, geralmente é utilizado o Discord ou até mesmo Whats app.

Goal ou Gol
É quando você dá gol na base do adversário, os gols é o objetivo principal de uma partida. Se seu time não marca gol suficiente, ele perde.
PVP e Kill Player vs Player (PVP) é um termo usado no Pokémon UNITE para se referir à alguém que está agindo de forma impulsiva e fica somente matando os adversários, esquecendo do objetivo principal do jogo, que é PONTUAR. 'Aquele cara acha que aqui é PVP', 'O cara só da Kill nos outros e esquece de dar suporte ao time ou de pontuar'. Kill significa matar o adversário, dar kill, 'aquele Venusaur me deu kill'.

Aeos Energy ou Pokébola
São as bolinhas amarelas que saem ao dar kill em um NPC ou em um Pokémon adversário, juntando muitas Pokébolas você consegue pontuar um número maior, porém com mais lentidão, dificultando que você consiga pontuar antes do adversário tentar impedir. Ao pontuar com poucas Pokébolas, você pontua mais rápido. Um Pokémon pode no máximo carregar 30 Pokébolas, e em um determinado level pode no máximo carregar 50 Pokébolas. Quando esse limite é ultrapassado, as outras Pokébolas ficam no chão para quem quiser pegá-las.

Base
São as bases em círculo que ficam no campo de cada time, o campo principal é dividido em dois e cada time possui suas bases para proteger de receberem gols dos seus adversários.

Lane/Lanes
É a onde você indica onde seu personagem (Pokémon) irá jogar no campo. É super importante você indicar sua lane no jogo quando seleciona seu Pokémon. *Se pronuncia: leine*

Laine Amarela: Topo do mapa (Top)
Laine Azul: Centro/Jungle (Middle)
Laine Violeta: Parte de baixo do mapa (Bottom)

Berry
É a fruta que fica pelo mapa para curar um pouco o HP dos jogadores.

Ult ou Unite Move
É o poder especial do seu Pokémon, aquele mais forte que é carregado por último. 'Eu tô ultado', quer dizer que seu Pokémon está com seu Unite Move 100% carregado para poder ser usado.

Elo
São os níveis dos jogadores de forma ranqueada. Os elos do Pokémon UNITE são: Beginner (classe 1 à 3), Great (classe 1 à 4), Expert (Classe 1 à 5), Veteran (Classe 1 à 5), Ultra (Classe 1 à 5) & Master (Último nível). O Master é o único elo que não desce de nível conforme você perde alguma batalha ranqueada. Exemplo: Se você é um Veteran class 4, e seu time perde uma partida ranqueada, seu elo irá voltar a ser Veteran class 3.

Jungle
É a selva do campo do jogo, é a onde possui muitos Pokémon NPC para farmar/upar, ela é a área do jogador que resolveu ser Jungle na partida. O Jungle tem como objetivo farmar ao máximo para chegar ao level 15 mais rápido que todos os outros jogadores, para ter 'casca grossa' de dar um ótimo auxilio ao seu time, ajudando em todas as lanes, na de cima, na de baixo e até mesmo na central que é a onde o jungle fica. Uma regra bem clara entre os jogadores de Pokémon UNITE é respeitar a jungle do seu time, deixando seu jungler upar o máximo que ele conseguir, para que ele sempre possa te ajudar quando você precisar. Lembrando que não é todo jungle que é somente da classe Speedster, você pode ser jungle sendo de outra classe, tudo depende do Pokémon em si e sua build.
Build Conjunto específico de moves, itens equipáveis e itens de batalha em um Pokémon que foi testado por vários jogadores e deu um resultado altamente positivo. As builds são ótimas estratégias para melhorar seu personagem em campo, porém há muitas builds erradas na internet, fique atento e não confie em qualquer build, pois você acabará gastando energias para upar alguns itens que não funcionam tão bem assim no seu Pokémon, e tudo será em vão.

Unite Battle
São os tipos de partidas que existem no jogo, elas são: Ranked (ranqueada), Standard (não ranqueada), Quick (não ranqueada com mudanças no mapa e jogabilidade, podendo ser 4x4 ou 3x3, ao invés do tradicional Standard ou Ranked que é sempre 5x5)

Lobby
É o conjunto de números específicos para identificar sua sala de partida, ao indicar a Lobby ID de sua sala, outros jogadores poderão entrar nela para iniciarem uma partida juntos.

Match
São os estilos de jogadas no modo Standard e Quick play, elas podem ser: CPU Match (jogar totalmente contra a máquina do jogo), Random Match (Jogar contra jogadores aleatórios por todo o mundo) e Friendly Match (jogar com amigos).
Gank ou Gankar Quando jogadores de outras lanes atacam um adversário em conjunto. Por exemplo, um jungle se juntou à um atacante e um defensor do seu time para gankar um Pokémon do time adversário que está tentando proteger sua base sozinho.
AA Auto ataque ou ataque básico.
Acerto crítico ou Critical Ataque que causa mais dano que o comum.
ADC Attack Damage Carry, carregador de dano físico/de ataque. É o Pokémon que cresce com dano de ataque ao longo do jogo e consegue poder suficiente para assumir a partida.
AFK ou AFB Away from keyboard, traduzido: longe do teclado em português, ou seja, jogador que largou o teclado do computador e foi fazer outra coisa no meio da partida. Esse termo veio dos jogos de MOBA e MMO de computador, como o Pokémon UNITE não é um jogo de PC o correto seria usar o termo AFB (Away from battle: longe da batalha), porém a maioria utiliza o termo pego do League of Legends, que é usado AFK.

All-Rounder
Pokémon para todos, que podem ser ótimos atacantes, suportes ou jungles. Eles apresentam um bom desempenho em qualquer lane do jogo. Para identificá-los basta ver os Pokémon que estiverem fundo roxo.

Attacker (Atk)
Pokémon atacante que possui muito ataque de dano forte! Para identificá-los basta ver os Pokémon que estiverem fundo laranja.

Defender (Def) ou Tank
Pokémon defensor, que possui muita defesa. São ideais para defender seu time, facilitando que seus amigos pontuem enquanto ele defende você e a base do seu time. Para identificá-los basta ver os Pokémon que estiverem fundo verde.

Speeedster e Speed
Pokémon velocista/rápido, já o termo speed é para se referir a velocidade de algo. Geralmentes os Pokémon Speedster ficam na lane central como jungler por serem rápidos para ajudar as outras duas lanes, mas não é uma regra absoluta, há possibilidade de um Speedster também ficar no topo ou na parte inferior (bottom) do campo. Para identificá-los basta ver os Pokémon que estiverem fundo azul.

Support
Pokémon que auxilia dando suporte ao seu time para ajudar os atacantes, all-rounders & speedsters à conseguirem pontuar no campo do adversário, tendo também especilidade em buffs e debuffs. Para identificá-los basta ver os Pokémon que estiverem fundo amarelo.
Buff Bônus de fortalecimento. Também serve para o balanceamento dos Pokémon, quando eles são buffados em alguma atualização do jogo ou até mesmo por alguma habilidade ou item, ficam mais fortes.
Debuff Efeito negativo que impede ou enfraquece as ações do Pokémon.
Nerf É o contrário dos buffs, ou seja, quando um Pokémon recebe uma diminuição em seus ataques/movimentos. Quando alguém diz "O Lucario foi nerfado" quer dizer que aquele Pokémon ficou um pouco mais fraco.
Cooldown ou CD É o tempo de recarga das habilidades/moves e itens do Pokémon.
DPS Dano por segundo.
Freezar a rota Significa manipular o campo do seu time, para que o seu amigo consiga farmar em segurança sem que outros Pokémon adversários atrapalhem ou acabem com o farme.
Safe Significa segurança, em português. Pode ser usado para avisar que alguma área do mapa está segura, ou pedir para que um jogador não se arrisque tanto e jogue de maneira mais segura.
Smurf É uma conta secundária que os jogadores fazem para utilizar como modo de treino ou então para jogar sem se preocupar em cair de elo ou perder pontos.

Skins ou Holowear
São roupas especiais que personalizam seu Pokémon, elas não aumentam os status de nada, é apenas um cosmético que deixa seu Pokémon diferente dos outros e mais bonito. Elas são pagas, ganhas no Gacha ou em eventos especiais.
BOT Um programa que controla um personagem para o jogador, uma espécie de IA (Inteligência Artificial). Os jogadores utilizam esse termo quando percebem que o time adversário é uma máquina (BOT) e não jogadores reais. Não é confirmado que isso exista, mas as vezes aparecem alguns time BOT que dão suspeitas aos jogadores de que o time adversário estar fácil demais ou simplesmente não fazendo quase nada na partida.
HP Indica quantos pontos de vida o Pokémon possui. Quanto ele recebe dano esses pontos são subtraídos até chegar a zero, o que indica que ele morreu, levou kill.
LAG Lag é o pior inimigo dos jogadores, pois ele é a causa de travamento e lentidão que ocorre as vezes no Pokémon UNITE. O Lag é causado por uma falha de comunicação entre os smarphones ou Nintendo Switch, que pode ser causada por sobrecarga do servidor, lentidão da conexão com internet, falha no provedor da sua internet etc.
Noob Variação do termo newbie, porém com uso ofensivo para indicar qualquer jogador veterano que age como iniciante.
Season É a temporada resetada do Pokémon UNITE, geralmente elas duram por dois meses com objetivos à serem completados pelos players naquele período. Em cada objetivo concluido, itens e bônus são resgatados, além de novas skins e novos itens de avatar que são divulgados em cada season do jogo. O objetivo principal e mais popular das seasons são participar de no mínimo 20 partidas ranqueadas, alcançar no mínimo o elo Expert e entre outros que aparecem em cada temporada específica.
Papel Termo utilizado para se referir a algum Pokémon que morre/é nocauteado muito fácil. 'Nossa, o Pikachu é muito papel, tenho que farmar logo e me esconder'
Miado ou Mia Miss in action, é um termo usado pelos militares americanos pra dizer que o inimigo sumiu de vista. Desapareceu! No jogo Pokémon UNITE, o player avisa aos outros do seu time MIA para que eles saibam que o inimigo que estava na sua lane, sumiu, e que pode estar atacando o time em outro lugar. 'MIA time! MIA! O Zeraora que tava aqui na minha lane sumiu!'
CC A sigla significa Crowd Control, ou Controle de Multidão e é usada para se referir as habilidades dos Pokémon como paralisia, queimado, congelado, cegueira, atordoamento, arremesso etc. Qualquer movimento que desestabilize o Pokémon adversário é considerado CC.
Comp É uma abreviação de “composition”, a composição dos Pokémon em uma equipe no jogo.

Não esqueça de acompanhar TODAS as redes sociais do Pokémon UNITE Brasil:
Twitter | Grupo no Facebook | Discord UNITE | Site Poké UNITE


REGRAS DOS COMENTÁRIOS NO H!P

Por favor, não faça spam ou autopromoção de nenhuma rede social, site ou grupo aqui. Apenas os parceiros podem se promover, pois eles também divulgam o site HEY!PIKACHU em suas plataformas. Todos os comentários que não estiverem logados com conta, ou que contenham quaisquer links são revisados pela equipe do H!P antes de serem publicados!
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito!) #days=(30)

🍪 O site HEY!PIKACHU usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, principalmente na aba 'Reides Online' do Pokémon GO. É necessário permitir os cookies em seu navegador para encontrar jogadores e acessar todo o conteúdo do site. Fique tranquilo que você está em um site totalmente seguro e validado pelo Google! Saiba mais...
Aceito!
Subir
Por favor DESATIVE seu bloqueador de anúncios para conseguir acessar o site do HeyPikachu. Tenha consideração ao esforço de nossa equipe! Obrigado.