◓ Detonado completo: Jogo Pokémon Red & Blue (Português PT BR)


COMEÇANDO SUA JORNADA

Você está em Pallet Town, no seu quarto, entre no PC e pegue 1 potion. Em Pallet você obterá seu primeiro Pokémon do Prof. Carvalho. Para ganhá-lo, saia de sua casa e vá para o Norte, na grama. Prof. Carvalho lhe chamará e pedirá para segui-lo. Vocês vão até o laboratório. Lá dentro, você poderá escolher entre três Pokémon:

 Bulbasaur (grama),  Charmander (fogo) e  Squirtle (água).
Gary, o seu rival, pegará um que seja bom contra o seu tipo de Pokémon. Se você escolhe grama, ele escolhe fogo; Se você escolhe fogo, ele escolhe água; Se você escolhe água, ele escolhe grama. Ele fará você lutar, se precisar, use o potion. Depois disso, vá ao Norte para a cidade de Viridian, no caminho, fale com o menino e ganhe 1 potion.

A CIDADE DE VIRIDIAN

Chegando lá, vá direto para o mercado. Lá, a mulher do balcão lhe dará um pacote para entregar ao Prof. Carvalho. Isso quer dizer que você tem que você tem que voltar para Pallet. Vá até o Prof. Carvalho, e entregue à ele o pacote. Ele lhe dará a PokéDex, para gravar todos os Pokémon que você ver em sua jornada e também pokébolas. Vá até a casa de Gary, converse com a menina e ela lhe dará um mapa. Isso ajuda muito no decorrer da jornada. Vá para Viridian de novo. Não há muito o que fazer na cidade. Se você sair pela esquerda, poderá lutar com Gary, ele terá:

 Pidgey Lv.9 e inicial Lv.12
No fim não tem saída, então volte a Viridian. Você poderá encontrar pelas rotas: Pidgey, Rattata, Spearow e Nidoran. Agora você poderá avançar até a Floresta de Viridian.

FLORESTA DE VIRIDIAN

Essa floresta está cheia de Caterpie, Metapod, Weedles e Kakunas, se tiver sorte, você ainda acha Pikachu. Se você escolher o Charmander terá muita vantagem. Se você escolheu o Bulbassaur, terá certa vantagem, pois ele é metade veneno. Se você escolheu o Squirtle, não terá vantagem, mas não importa. Ela não é tão difícil. Nela tem muitos itens escondidos e alguns treinadores de insetos. Treine bastante e depois vá para a Cidade de Pewter.

A CIDADE DE PEWTER

Na cidade de Pewter você terá que lutar com o líder do ginásio de Pewter. Seu nome é Brock. Se você escolheu Squirtle, poderá vencê-lo facilmente, se ela estiver no nível 12.

 Os Pokémon de Brock são um Geodude Lv.12 e um Onix Lv.14.
Depois de vencê-lo, ele lhe dará a Boulder Badge. Também dará a TM34. Ela contém o golpe Bide, que você pode ensinar para seu pokemon. Depois disso, dê uma passada no museu pré-histórico de Pewter. Lá tem umas informações legais sobre Pokémon. Depois disso, você já pode ir para o Monte Lua  (Mt. Moon).


MONTE LUA

     
(Pokémon de Fósseis)
Na rota 3, se procurar bem, poderá achar Jigglypuff. Dentro do Mt. Moon, há muitos itens, muitas pessoas para batalhar, e muitos Pokémon novos também. Entre eles, estão Zubat, Paras, Geodude e Clefairy. Você também poderá pegar aqui a pedra da lua, que evolui certos Pokémon. Você também lutará com alguns Rockets. No final da caverna, você encontrará o Super Nerd. Ele achou dois fósseis. Vença-o, e poderá pegar um dos fósseis. O Helix Fóssil se transforma mais pra frente em Omanyte. O Dome Fóssil, em Kabuto. Saindo do Monte Lua, você chegará na Cidade de Cerulean.

A CIDADE DE CERULEAN

Você agora poderá lutar para pegar sua 2ª insígnia. O 2º ginásio é de Pokémon do tipo água e a líder do ginásio é a Misty.
 Ela tem um Staryu Lv.18 e um Starmie Lv.21.
Se você tiver pego o Bulbassaur, será fácil. Se você pegou um Pikachu na Floresta Viridian, melhor ainda. Não é muito difícil ganhar dela. Se você ainda não conseguir, vá para o norte, e capture um Oddish, ou Bellsprout. Depois de derrotar Misty, você ganhará a Cascade Badge. Lá ao norte também tem a casa do Bill. Para poder visitá-la você precisa vencer todas as pessoas na ponte. Quando entrar na ponte, você lutará com Gary, ele tem:

Pidgeotto Lv.18, Abra Lv.15, Rattata Lv.15 e inicial Lv.17
Continue seu caminho depois da ponte. Se você quiser capturar o lendário Mew, cuidado para não lutar com o cara olhando para o norte, saiba mais no guia de como capturar o Mew clicando aqui. No fim você encontrará uma casa, entre e fale com o Pokémon, ele é Bill, ajude ele em sua máquina e você receberá o S.S.Ticket. Depois disso, vá naquela casa que tem uma policial do lado da porta. Entre na casa, e passe pelo buraco que há na parede. Você encontrará um cara da Equipe Rocket, derrote-o. Você ganhará o TM do dig. Na rota a seguir você poderá encontrar Mankey ou Meowth. Atravesse o Underground Path, você chega numa rota onde encontrará também Ekans ou Sandshrew.

A CIDADE DE VERMILLION

Aqui há bastante coisa a fazer. Em uma casa perto do Pokémon Center, há um senhor que lhe dará uma vara velha de pescar, a Old Rod. Essa vara só pesca Magikarps no lv. 5, independente da onde você esteja. No Pokémon Fan Club (é uma casa que tem uma mesa grande e várias pessoas), você pode falar com o presidente, que após uma longa conversa lhe dará um Bike Voucher. Troque-o por uma Bicicleta em Cerulean, e em seguida, volte a Vermilion.

S. S. ANNE

Quando você visita o Bill, lá em Cerulean, você ganha um ticket para ir para o S.S. Anne. Para entrar nesse local, vá para o oeste de Vermilion. Explore bem o barco, é bom porque tem treinadores e você pode ganhar dinheiro e experiência. Se precisar, saia do barco quantas vezes precisar para recuperar seus Pokémon no Pokémon Center. Há um corredor que na primeira sala um cara fala sobre o Snorlax, deixe para explorar este corredor por último. Depois de explorar todo o barco, volte no corredor e explore agora, no final você verá Gary, lute com ele. Seus Pokémon são:
Pidgeotto Lv.19, Raticate Lv.16, Kadabra Lv.18 e inicial evoluído Lv.20

Depois da luta, suba as escadas e fale com o capitão. Ele lhe dará a HM01, que é preciso para ir até o ginásio. Saia do navio, após isso ele irá partir. Para chegar ao ginásio, ensine ao seu Pokémon o HM01 e fique de frente para aquela árvore pequena. Aperte start, vá no Pokémon que você ensinou, e aperte em Cut. Ele vai cortar o arbusto pequeno, daí você pode entrar no ginásio.

Para chegar ao líder procure alavancas dentro dos lixos. São duas. A 2ª está bem perto da 1ª. Daí você já pode lutar contra o líder. Contra ele é bom um Geodude, se já tiver um Diglett, melhor.
 O Lt. Surge tem  Voltorb Lv.21,  Pikachu Lv.18 e  Raichu Lv.24
Depois de derrotá-lo, você ganhará a insígnia, e um TM - Thunder Bolt.

DIGGLET'S CAVE

Agora, se ainda não foi, você pode ir na caverna dos Digletts. Fica perto do S.S.Anne. Atravesse-a, e vá para o Sul. Fale com o assistente do Prof. Carvalho, e ele lhe dará o HM05 - Flash. Se você usar Cut logo na saída da caverna, você estará de volta em Pewter City. Vá ao norte direito de Pewter e procure o lugar para se usar cut, entre no lugar e fale com o cientista para ganhar Old Amber, para mais tarde virar um Aerodactyl. Volte pra Vermillion pela caverna, então saia pela direita, terá uma rota onde você poderá lutar com alguns treinadores. Depois disso tudo, volte para Cerulean.

ROCK TUNNEL

Use o Cut no leste de Cerulean, perto do lugar onde você encontrou o Rocket, depois da casa com um buraco na parede. Vá seguindo para a direita, batalhe com treinadores, no fim da rota 10 você poderá achar um Voltorb. Você achará um Pokémon Center e a entrada do Rock Tunnel. É muito escuro lá dentro, você precisará ensinar a um Pokémon seu o Flash, e usá-lo lá dentro. Você poderá ver Graveler, Onix, Machop, e muitos outros Pokémon lá. É uma caverna realmente grande, a 2ª maior do jogo, eu suponho. Vá seguindo o caminho até achar a saída, não é assim tão complicado.

A CIDADE DE LAVANDER

Saindo da caverna, lute com os últimos treinadores e chegará a Lavender City. Não tem muito o que fazer aqui por enquanto. Cure seus Pokémon, e vá para o oeste, porque não dará para explorar totalmente a torre da cidade. Lute com treinadores, você poderá encontrar Vulpix ou Growlithe pela grama, é uma boa opção se você ainda não tem um Pokémon de fogo, que será de grande ajuda no próximo ginásio. Cuidado, se você quiser capturar um Mew, não lute com o último treinador olhando para o norte, saiba mais no guia de como capturar o Mew clicando aqui. Atravesse o Underground Path e vá para a esquerda.

A CIDADE DE CELADON

Você tem várias coisas para fazer aqui em Celadon, antes de tudo, recupere seus Pokémon. Tenha certeza de que tenha um espaço vago em sua equipe. Ao lado do Pokémon Center, tem uma entrada, onde você pode encontrar uma entrada dos fundos da mansão de Celadon. Suba as escadas e no final pegue a pokébola na mesa, você receberá um Eevee Lv.25.

Agora vá à extrema esquerda da cidade, perto de um lugar onde tem um Snorlax, que você lutará com ele mais adiante. Use cut e siga caminho até chegar numa casa, lá você receberá o HM02 - Fly, ensine a um Pokémon e você poderá voar a qualquer cidade já visitada, então, se quiser, poderá tentar a captura do bug do Mew. Agora vá para o PokéMart. Suba todas as escadas. No último andar, terá várias máquinas. Compre uma Fresh Water, uma Lemonade e um Soda Pop. Dê as 3 bebidas para a menina e ganhe TMs. Compre outra Fresh Water, não use-a, pois precisará dela mais pra frente.

Agora poderá ir ao ginásio, fica ao sul da cidade, você precisará do Cut para acessá-lo. Para derrotar Érika, pegue um Pokémon de fogo ou voador. Você ganhará a Rainbow Badge depois de ganhar a luta.
 Ela usa um Victreebell Lv.29, Tangela Lv.24 e Vileplume Lv.29.

ESCONDERIJO DOS ROCKETS

Itens: PP Up, Escape Rope, Hyper Potion, Moon Stone, Nugget ×2, TM07 (Horn Drill), Super Potion, TM10 (Double-Edge), Rare Candy, HP Up, TM02 (Razor Wind), Lift Key, Iron, Super Potion, Silph Scope;

Itens trocados por moedas: TM23 (Dragon Rage) por 3300 moedas, TM15 (Hyper Beam) por 5500 moedas, TM50 (Substitute) por 7700 moedas;

Pokémon trocados por moedas [Versão Red]: Abra (lv. 9) por 180 moedas, Clefairy (lv. 8) por 500 moedas, Nidorina (lv.17) por 1200 moedas, Dratini (lv.18) por 2800 moedas, Scyther (lv.25) por 5500 moedas, Porygon (lv.26) por 9999 moedas;

Pokémon trocados por moedas [Versão Blue]: Abra (lv.6) por 120 moedas, Clefairy (lv.12) por 750 moedas, Nidorino (lv.17) por 1200 moedas, Pinsir (lv.20) por 2500 moedas, Dratini (lv.24) por 4600 moedas, Porygon (lv.18) por 6500 moedas;

Recupere seus Pokémon e siga para o sul, no prédio logo abaixo do Pokémon Center. Você estará no Celadon Game Corner, um lugar com um monte de fliperamas. Na primeira casa da rua abaixo do Game Corner há um restaurante, você pode ganhar um Coin Case se falar com um dos clientes. Com esse item, é possível pegar falando com alguns jogadores e também catando-as do chão. Se quiser mais moedas, terá que ganhar no fliperama ou comprá-las.

Repare que tem um cara na frente de um pôster, é um Rocket. Lute com ele e examine o pôster para abrir uma passagem secreta, entre na passagem e você estará no B1. Lute com os Rockets e desça as escadas, você estará no segundo subsolo B2 (este lugar só tem um Rocket, lute com ele). Ao lado, há umas setas, não pise nelas ainda, pois você será levado por elas, ao invés disso, desça as escadas.

Você estará no terceiro subsolo B3, siga as setas e comece a ser levado por elas até chegar ao local das escadas, então desça. Você chegará ao quarto subsolo B4, lute com o Rocket, fale com ele novamente e ele deixará cair a Lift Key, que serve para você ir ao elevador, acessível do segundo subsolo. Veja os mapas abaixo para não se perder:





Veja o caminho certo que deve fazer, no fim, terá uma escada, você pode subir para lutar com alguns Rockets, mas deverá voltar e entrar pela passagem do canto, que é um elevador. Entre nele e selecione para ir ao B4. Chegando aqui, lute com 2 Rockets e entre na sala do chefe, fale com ele e batalhe. Seus Pokémon são:
Onix Lv.25,  Rhyhorn Lv.24 e  Kangaskhan Lv.29
Vença ele e após isso ele deixará o Silph Scope cair. Volte ao elevador e vá para o B1, lute com o último Rocket e verá que para sair será bem fácil. Após isso recupere seus Pokémon.


VOLTANDO A CIDADE DE LAVANDER

Agora sim tem coisa para fazer aqui. Vá para a torre dos fantasmas. Agora você consegue vê-los com o Silph Scope. Você encontrará Gary, e deverá lutar com ele. Seus Pokémon irão mudar de acordo com o inicial que você escolheu.
 Time de Gary, se você escolheu Bulbasaur como inicial:
 Pidgeotto Lv.25,  Kadabra Lv.20,  Exeggcute Lv.23, Gyarados Lv.22, Charmeleon Lv.25

Time de Gary, se você escolheu Charmander como inicial:
 Pidgeotto Lv.25,  Kadabra Lv.20,  Growlithe Lv.23,  Exeggcute Lv.22,  Wartortle Lv.25

Time de Gary, se você escolheu Squirtle como inicial:
 Pidgeotto Lv.25,  Kadabra Lv.20, Gyarados Lv.23,  Growlithe Lv.22,  Ivysaur Lv.25

Após batalhar, vá subindo os andares, o lugar é cheio de Gastly, alguns Haunter ou Cubone. Tem uma sala onde no centro dela há uma coisa no chão que se você pisar nela, seus Pokémon são restaurados, é um bom local para treinar. Derrote o último fantasma, que é um Marowak que não poderá ser capturado. Suba as escadas, lute com os Rockets e encontre o Sr. Fuji. Fale com ele. Depois você irá para a casa dele, e ganhará a PokéFlute, um item que acorda Pokémon (Snorlax é um deles), mas isso veremos mais adiante. Volte para Celadon e saia da cidade, pela esquerda, e NÃO vá no Underground Path, entre na outra casa. Dê a Fresh Water que você tinha pro guarda e ele te deixará passar a diante.

A CIDADE DE SAFFRON

Os Rockets invadiram a cidade, você precisa acabar com eles para continuar. Para derrotar a Equipe Rocket, entre no maior prédio no meio da Cidade, o Silph Co. Este é um ótimo lugar para ir lutando com todos os Rockets para ganhar dinheiro e experiência, uma boa dica é, se precisar, saia do prédio para recuperar seus Pokémon algumas vezes; porque, uma vez que você derrotar o líder dos Rockets, não poderá mais lutar com nenhum. Se preferir, ao sul-esquerdo do 9º andar, há uma mulher ao lado de algumas camas que recupera seu time party.

Fique atento as coisas que você não pode deixar de fazer: tente achar a Card Key, no 5º andar do prédio, encontra-se em um lugar depois de um botão, pise no botão e você será transportado para um local, pise nele novamente para voltar onde estava, então continue seguindo seu caminho à esquerda e você achará o Card Key. Se você estiver um pouco perdido com o local, veja a imagem abaixo:


Se quiser, explore agora todos os andares do prédio, e vá abrindo os portões com o Card Key, é importante porque, além de ganhar dinheiro e exp., você encontrará alguns itens, só não pise nos botões que te transportam, pois eles irão acabar te confundindo. Depois de explorar todo o prédio, volte ao 3º andar, passe por um Rocket e entre no corredor à esquerda, pise no 1º botão indicado com um circulo vermelho na foto do mapa abaixo:


Você chegará em uma sala onde terá de lutar com Gary, seus Pokémon são:
 Time de Gary, se você escolheu Bulbasaur como inicial:
Pidgeot lv.37, Alakazam lv.35,  Exeggcute lv.38,  Gyarados lv.35,  Charizard lv.40

Time de Gary, se você escolheu Charmander como inicial:
Pidgeot lv.37, Alakazam lv.35,  Growlithe lv.38,  Exeggcute lv.35,  Blastoise lv.40

Time de Gary, se você escolheu Squirtle como inicial:
Pidgeot lv.37, Alakazam lv.35,  Gyarados lv.38,  Growlithe lv.35,  Venusaur lv.40

Depois de derrotar Gary, fale com um cara perto dele. Ele te dará um Lapras. Passe pelo outro botão, no final, terá de lutar com Giovanni. Seus Pokémon serão:
 Nidorino lv.37,  Kangaskham lv.35,  Rhyhorn lv.37,  Nidoqueen lv.41

Derrote-o e vá falar com o cara do sofá, você ganhará uma Masterball do dono da Silph Co, use com sabedoria, de preferência no Mewtwo próximo ao final do jogo. Deixe o prédio e você poderá enfrentar a líder de ginásio Sabrina. O Ginásio está no norte da cidade. É o da direita. O da esquerda é o torneio de artes marciais, onde você luta com vários Pokémon lutadores. Nele você pode ganhar um Hitmonchan, ou Hitmonlee se derrotar o líder.

No ginásio psíquico, vá pisando nos botões do chão para ir sendo transportado, até chegar na Sabrina. O jeito mais fácil é o seguinte: partindo do 1º botão, siga para esquerda, depois esquerda, depois esquerda de novo e depois pra baixo e chegará na sala da líder. A sequencia então será:

Esquerda
Esquerda
Esquerda
Para baixo
Líder Sabrina

 Ela tem os Pokémon: Kadabra lv.38, Mr. Mime lv.37, Venomoth lv.38, e Alakazam lv.43. Quando ganhar, ela te dará a Marsh Badge. Pronto! Agora você tem 2 rotas para chegar no lugar secreto.

O CAMINHO PARA A PRÓXIMA CIDADE

Vá para Celadon e saia pela esquerda, ali tem um Snorlax, use a Pokéflute para acordá-lo, tente capturá-lo, pois só há 2 no jogo. Você chegará na rota de bicicletas, onde você só entra com uma. Aqui você pode encontrar Raticate, Doduo e com sorte você acha um Fearow. Você será levado pela bicicleta em direção ao sul, se precisar "brecar", aperte o botão A. Só lute com os treinadores aqui, no fim você chega em Fuschia. O outro caminho é saindo pelo sul de Lavender. Vá seguindo a ponte e você encontrará outro Snorlax. Acorde-o, se não capturou o 1º Snorlax, essa é sua última chance. Se ir pelo caminho da esquerda, acabará voltando à Vermillion, então siga à sul. A casa dali tem um cara que lhe dará uma super rod, a melhor vara de pesca. É bom trazer um Pokémon com Cut para poder pegar alguns itens. Você poderá encontrar Venonat e Ditto, se tiver sorte é claro. Também poderá ganhar a Super vara de pesca, na casa logo depois do Snorlax. Fora isso, sem mistério, apenas vá lutando com treinadores para obter mais dinheiro e exp., logo estará em Fuschia de novo.

A CIDADE DE FUSCHIA

 Primeiro de tudo, derrote Koga, o líder do ginásio.
Seu time Pokémon:  Koffing lv.37,  Muk lv.39,  Koffing lv.37,  Weezing lv.43.

Ganhe dele e ele dará a Soul Badge. Saia do ginásio e explore a cidade. Numa casa no sudeste da cidade está uma casinha com um parente do Fishing Guru. Ele te dará o Good Rod. Explore também o Safari Zone. Ele fica ao norte da cidade. Você precisa achar 2 coisas lá dentro: A casa secreta, onde o menino dentro te dá o HM03 - Surf e o Gold Teeth, entre nas sub-seções de Red/Blue e você achará todos os mapas do Safari indicando o caminho que você deve seguir. Depois disso vá até a casa do Warden, ao lado da casa do Fishing Guru, e dê o Gold Teeth pra ele. Ele falará e dará a HM04 - Strength, ensine o HM a um de seus Pokémon e empurre a pedra e pegue um Rare Candy.

Volte para o Safari, e se delicie com os Pokémon que tem lá: Exeggcute, Família do Nidoran, Venonat, Paras, Doduo, Rhyhorn. Tendo sorte, você acha Taurus, Chansey, Scyther ou Pinsir, Kangaskham, Venomoth e Parascet. Pescando com Super Rod você pode encontrar Dratini, senão Psyduck, Slowpoke e Krabby.

O POWER PLANT
Agora vá pra Cerulean, e vá até o caminho do Rock Tunnel. Não entre nele. Use surf (HM03) pelo riozinho que tem ali e entre na Power Plant. Tenha certeza de que está trazendo algumas Ultra Balls. Vá até o final e lá aparece... Zapdos! Salve antes de lutar contra ele. Para pegá-lo, você tem que ter Ultra Balls, algumas outras pokéballs, Potions e Paralize Heal. E uma coisa que você não deve fazer é ficar sem espaço no PC dos Pokémon... Essa é uma péssima hora para fazer isso. Aqui você também encontra os diversos elétricos Pikachu, Magnemite, Magneton, alguns itens na verdade são voltorb e Electrode. Se estiver jogando Red, é possível achar Electabuzz, se for Blue, Raichu. Abaixo segue 1 mapa:


Os ícone do mapa que estão em vermelho são Voltorb, de azul electrode, a pedra com a seta indicando guarda 1 item escondido, o PP Up. Depois de explorar o lugar, saia pela esquerda e voe para Fuschia, e siga para o sul surfando, e chegue até Seafom Islands.


SEAFOAM ISLANDS
Usando surf ao sul de Fuschia, temos alguns treinadores e então chegaremos a um local com 2 ilhas, as Seafoam, que são cheias de Pokémon novos, e também um dos labirintos mais chatos do jogo. Os dois últimos andares são cobertos por uma correnteza tão forte que é impossível surfar por ali. Assim que entrar na caverna, vá para a direita e para cima. Você verá uma pedra. Empurre-a para o buraco, utilizando a técnica Strenght. Agora, entre no buraco. Repita o processo nos outros andares que você cair, até chegar na água.

Você será levado pela correnteza até um outro lugar. Suba a escada, depois vá para a esquerda e para baixo e entre na outra escada. Você vai chegar a um lugar com quatro pedras, como na figura abaixo:

Empurre uma em cada buraco e caia neste. Você vai aparecer na água. Vá para cima e suba num lugar com um pássaro. Ele é Articuno, o pássaro lendário Pokémon de gelo. Para derrotá-lo, use técnicas como Sleep Powder, Sing, Hypnosis e Lovely Kiss, que servem para dormir. Mas você ainda não consegue sair da ilha. Por isso, volte ao começo dela pelas escadas, indo até a entrada. Não saia: suba a escada e apareça do outro lado, onde há uma pedra e um buraco. Repita o processo das outras pedras até cair na água. Pronto! Agora não há mais correnteza, e você pode surfar até um terreno no sudoeste daquele onde haviam as quatro pedras. Suba as escadas e saia das ilhas. Aqui você encontrará Seel, Psyduck, Golduck, Horsea, Krabby, Zubat, Golbat, Shellder, Staryu, Kingler, Dewgong, Seadra e Slowbro.


A ILHA CINNABAR

Primeiro vá ao Centro Pokémon. Depois disso, vá até o prédio do lado do Centro. É um laboratório de pesquisas. Lá dê seu Old Amber, e seu Fóssil, para os cientistas reviverem. Espere um tempo fora do prédio e quando voltar, seus Pokémon novos estarão vivos!

Compre alguns Burn Heals, um Escape Rope, algumas Ultra Balls e salve. Entre no prédio no noroeste da ilha (o de cima, Cinnabar Mansion). Não é tão complicado, mas é bem chatinha essa parte. Você vai encontrar papéis contando a história do Mewtwo, mas nada muito impressionante. Haverá estátuas que mudam o caminho, e ajudam ou atrapalham. Você deverá achar o Secret Key para poder abrir o ginásio. Lá também têm alguns carinhas para lutar.

Suba até o segundo andar e você verá outra escada, mas não suba. Vá para o norte e suba a outra escada de cima. Fale com a estátua para ela liberar o caminho e caia no primeiro buraco à esquerda da salinha. Agora você verá várias plantas, um cientista e uma escada. Desça à escada e entre na salinha à esquerda por uma porta no norte dela. Fale com a estátua para ela liberar o caminho e saia por uma porta à esquerda, pois a porta do norte vai estar trancada. Agora vá a uma porta que estava trancada próxima à escada e entre. Suba tudo até ver outra estátua. Fale com ela e siga para a esquerda. Você verá uma mesa e um item em cima dela, é o Secret Key que abre o ginásio de Cinnabar. Agora volte tudo e volta à salinha à esquerda da escada para trancar o caminho, senão a saída vai estar bloqueada e você deverá voltar tudo. Vá para a escada, desça e saia pela direita da sala onde você está.

Missão cumprida, entre no ginásio. Responda as perguntas nessa ordem [yes, no, no, no, yes, no] se quiser passar sem lutar com nenhum treinador, se prefere lutar pelo dinheiro e exp., então responda ao contrário. Vá enfrentar Blaine. Vença-o, e ganhe a VolcanoBadge.
 Ele utiliza em seu time:
 Growlithe lv.42,  Rapidash lv.42,  Ponyta lv.40 e Arcanine lv.47


DEVOLTA A CIDADE DE VIRIDIAN

Agora voe até Viridian, se quiser, explore as rotas que ligam Cinnabar a Pallet, usando Surf. Entre no ginásio, que estava fechado em Viridian, e derrote o líder que é Giovanni, mas antes será preciso derrotar seu rival chato, Gary. O ginásio é cheio daquelas setas que te levam, como no esconderijo dos Rockets.

 O time de Giovanni é:
 Rhyhorn lv.45,  Dugtrio lv.42,  Nidoqueen lv.44,  Nidoking lv.45 e  Rhydon lv.50

Após vencer, ganhará a EarthBadge e a TM27 - Fissure. Agora você já poderá ir até a próxima cidade.

VICTORY ROAD

A Victory Road fica no caminho pra Liga Pokémon. Você vai até lá indo à oeste de Viridian. No caminho, encontrará Gary, lute com ele, abaixo segue o time dele conforme a escolha do seu inicial:
Time do Gary, se você escolheu Bulbasaur:
Pidgeot lv.47
Alakazam lv.50
 Rhyhorn lv.45
 Exeggcute lv.45
Gyarados lv.47
Charizard lv.53

Time do Gary, se você escolheu Charmander:
Pidgeot lv.47
Alakazam lv.50
 Rhyhorn lv.45
 Growlithe lv.45
 Exeggcute lv.47
 Blastoise lv.53

Time do Gary, se você escolheu Squirtle:
Pidgeot lv.47
Alakazam lv.50
 Rhyhorn lv.45
 Gyarados lv.45
 Growlithe lv.47
 Venusaur lv.53

Siga caminho até chegar o lugar dos guardas, mostre as insígnias para eles, traga alguém com surf e strenght, você chegará na Victory Road. Lá tem um macete. Na caverna, coloque todas as pedras, em cima dos botões redondos para abrir caminho. Veja alguns mapinhas para te ajudar:



Você pode pegar lá também o Moltres, descendo as escadas que aparece nesse último mapa. Agora você tem os três Pássaros Lendários. Você ainda pode pegar na Victory Road os Pokémon Machop, Machoke, Geodude, Graveler, Zubat, Golbat, Onix, Marowak e Venomoth. Agora siga, e vá combater com seu próximo desafio.

ELITE 4 / LIGA POKÉMON

Essa é a parte mais difícil. Se arme com muitos Max Potions, Full Heals e Revives. Nessa parte, você encontrará os mais fortes treinadores do jogo, em 5 lutas consecutivas. E o pior, você não poderá voltar para um Pokémon Center, nem há um PC para modificar a equipe durante as partidas. Prepare-se bem antes de vir para cá, e salve antes de ir pela entrada ao norte.

 A primeira integrante da Elite dos 4 é Lorelei, treinadora de Pokémon de gelo. Use golpes elétricos em seus Pokémon parte água, e um de fogo no Jynx. Evite tipos grama, voador, dragão, ou qualquer outro com fraqueza a gelo. Seu time é:
 Dewgong lv.54
 Cloyster lv.53
 Slowbro lv.54
 Jynx lv.56
 Lapras lv.56



 O próximo é Bruno, cuja especialidade são Pokémon do tipo lutador e rocha. Use golpes de água no Onix e voador no resto.
 Onix lv.53
 Hitmonchan lv.55
 Hitmonlee lv.55
 Onix lv.56
 Machamp lv.58



 Agatha é a próxima. Ela usa três Pokémon do tipo fantasma/venenoso, um do tipo voador/venenoso e um somente do tipo venenoso, portanto use ataques do tipo terrestre, como Dig, Fissure e Earthquake.
 Gengar lv.56
 Golbat lv.56
 Haunter lv.55
 Arbok lv.58
 Gengar lv.60



 O último é Lance, o treinador de Pokémon do tipo dragão, todos com nível 56+. Use Pokémon do tipo gelo contra ele, que a batalha será moleza.
 Gyarados lv.58
 Dragonair lv.56
 Dragonair lv.56
 Aerodactyl lv.60
 Dragonite lv.62



 GARY CARVALHO
Para enfrentar Gary e se tornar o campeão da Liga, seus Pokémon devem estar pelo menos no nível 65, caso contrário a luta será bem difícil.

Se você escolheu Bulbasaur como inicial, o time de Gary será:
Pidgeot lv.61
Alakazam lv.59
Rhydon lv.61
Exeggutor lv.61
Gyarados lv.63
Charizard lv.65

Se você escolheu Charmander como inicial, o time de Gary será:
Pidgeot lv.61
Alakazam lv.59
Rhydon lv.61
Arcanine lv.61
Exeggutor lv.63
Blastoise lv.65

Se você escolheu Squirtle como inicial, o time de Gary será:
Pidgeot lv.61
Alakazam lv.59
Rhydon lv.61
Gyarados lv.61
Arcanine lv.63
Venusaur lv.65

Dicas: Pidgeot irá para qualquer movimento Ice, Rock ou Electric. Cuidado com o Mirror Move, especialmente se você tiver, digamos, um tipo Water usando Thunderbolt.

Alakazam será duro. Uma vez refletido, ele recebe dano de metade de ataques físicos, cobrindo sua estatística mais fraca. Tente entrar com Sleep, Confuse ou Poison - se não, apenas com bons movimentos físicos como você fez no passado.

Rhydon vai cair em um golpe para um forte tipo de movimento Água ou Grama. Os tipos Ice e Fighting irão trabalhar aqui também. Tenha cuidado com o ataque Horn Drill.

Gyarados, como antes, vai cair em um golpe para um sólido movimento elétrico. Use um tipo elétrico para Blastoise também - para os tipos de grama cuidado com o ataque Blizzard.

Exeggutor não tem nenhum movimento de Grama, apenas atente para a hipnose colocando você para dormir. Um bom tipo de gelo, voador ou fogo é recomendado aqui. 

Quanto ao Venusaur, ele só conhece os movimentos do tipo Grama, então qualquer coisa com uma resistência ou Special attack deve ser capaz de derrubá-lo. Para tirar proveito de sua Poison Half - traga um Pokémon Psychic.

O Arcanine pode ser derrubado com um tipo Rock ou Ground, Rock resistindo aos ataques Take Down e Ember. 

Charizard tem uma fraqueza de 4x em ataques de Rock, um hit deve tomar conta dele. Tipos de água funcionam bem aqui também.

E é isso! Uma vez que você derrotou seu rival, o professor Oak oferecerá seus parabéns e você será imortalizado no Hall of Fame. Agora que você derrotou a Elite 4, a masmorra final do jogo já estará disponível para você entrar, e você pode continuar jogando selecionando "Continuar" no menu de introdução.


THE UNKNOWN DUNGEON
Esse último labirinto só fica disponível depois que você finalizar o jogo. Após os créditos finais, escolha a opção Continue para retornar ao jogo. Você recomeçará em Pallet Town.

Voe até Cerulean City e cure os seus Pokémon no Pokémon Center. Siga para a rota 24 e entre na água usando o Surf. Desça até uma caverna afastada. Este é o Unknown Dungeon, lar do preciosíssimo Mewtwo, o Pokémon nº 150, desenvolvido em laboratório. Para encontrá-lo, desça até o nível mais baixo do subterrâneo e nade até o canto inferior esquerdo. O único modo garantido de capturar Mewtwo é usando a Master Ball, que você conseguiu com o presidente da Silph Co. Se você tiver ela na mão, nem se preocupe em lutar: arremesse-a direto. Caso já tenha gastado, congele-o e jogue umas Ultra Balls.

Pokémon selvagens na entrada (lv. 46-53): Arbok (Red), Raichu, Sandslash (Blue), Golbat, Parasect, Venomoth, Kadabra, Magneton, Dodrio, Hypno, Ditto (raro)

Pokémon selvagens no primeiro andar (lv. 51-60): Wigglytuff, Venomoth, Kadabra, Dodrio, Electrode, Marowak, Rhydon, Chansey (rara) , Ditto (raro)

Pokémon selvagens no subsolo (lv. 55-64): Arbok (Red), Raichu, Sandslash (Blue), Parasect, Electrode, Marowak, Rhydon, Chansey, Ditto

Itens: Full Restore ×2, Rare Candy, Max Elixir, Max Revive, Nugget, PP Up, Ultra Ball ×3

Abaixo segue alguns mapas desta caverna, caso esteja perdido:



Mewtwo está no nível 70 e conhece Psychic, Recover, Swift e Barrier. Já que este é o Pokémon selvagem de nível mais alto do jogo, você também pode usar sua Master Ball. Mas se você não tiver uma, aqui está uma maneira de fazer isso. Traga alguém com Sp.Atk e a capacidade de aprender um Sleep Move. Exeggutor e Chansey são bons exemplos. Imediatamente inicie a batalha colocando Mewtwo para dormir, depois ataque até que seu HP esteja baixo o suficiente. Comece a bombeá-lo com Ultra Balls, colocando-o de volta a dormir, se necessário. Boa sorte!

FIM DE JOGO!!!